Prefeitura de Mogi das Cruzes amplia ônibus nos horários de pico para combater lotação e melhorar atendimento

328
Ônibus Mogi das Cruzes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza, a partir desta terça-feira, dia 2 de março de 2021, adequações para ampliação da oferta de atendimento do sistema de transporte coletivo na cidade.

As medidas beneficiam as linhas que servem os corredores com maior movimentação de passageiros e que, pelo acompanhamento da Secretaria Municipal de Transportes, apresentavam maior ocupação dos ônibus em horário de pico.

Nesta terça-feira, sete ônibus a mais estão em operação nos principais corredores da cidade. Com isso, a estimativa é de um aumento de 10% no número de viagens disponíveis para os passageiros nos horários de pico, diminuindo assim a lotação dos ônibus.

Já a partir desta quarta-feira, dia 3 de março, a Secretaria Municipal de Transportes iniciará o remanejamento dos ônibus que atuam no entrepico, quando a movimentação de passageiros é menor, para reforçar ainda mais o atendimento nos horários de maior demanda de usuários transportados.

“Desde janeiro, a administração municipal está fazendo um levantamento sobre o transporte coletivo na cidade e estas medidas já são resultado deste trabalho, com ações para melhorar o atendimento e torná-lo mais eficiente para os passageiros, diminuindo a lotação nos ônibus e aumentando o conforto”, explicou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.

A secretária lembrou ainda que a pasta está finalizando o planejamento para intervenções maiores, que farão uma mudança em todo o sistema de transportes do município, além da implantação de tecnologia para o controle do número de passageiros que utilizam os ônibus.

A ampliação no número de ônibus em circulação a partir desta semana beneficiará os corredores viários da Avenida Japão, que atende bairros como o Conjunto Santo Ângelo, da Avenida Francisco Rodrigues Filho, que recebe os veículos do Botujuru e do distrito de Cezar de Souza, da Avenida Lourenço de Souza Franco, por onde passam os ônibus de Jundiapeba, e da Avenida Shozo Sakai, que atende a região do Jardim Layr.

Paralelamente, os principais pontos de ônibus da cidade serão monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Transportes e das empresas concessionárias para acompanhar o volume de passageiros e orientar os usuários sobre os horários extras, destacado a eles que, caso um ônibus esteja com sua capacidade limite, aguarde alguns minutos para a chegada do próximo, evitando lotação.

No período da manhã, serão monitorados pontos de embarque na avenida Japão, na Avenida Lourenço de Souza Franco e na Avenida Francisco Ferreira Lopes, para verificar o movimento sentido bairro-centro.

Já à tarde, o acompanhamento será feito na Avenida Manoel Bezerra Lima Filho, Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, Rua Doutor Correa, Rua José Bonifácio, Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e na Avenida Francisco Ferreira Lopes. Os terminais Central e Estudantes terão o monitoramento nos dois períodos.

Deixe seu comentário