Mobilidade sustentável e logística a favor da natureza

Como grande vilão na batalha contra a natureza, o transporte vem passando por muitas mudanças, desde a mobilidade sustentável urbana até soluções efetivas para grandes frotas

115
Mobilidade Sustentável

Foto de Tomáš Malík no Pexels

Os veículos estão na lista dos maiores poluentes do planeta com o processo de queima e evaporação de combustível.

De acordo com os dados do SEEG, os transportes de cargas e passageiros, foram responsáveis pela emissão de cerca de 196,5 Mt de CO², em 2019.

Algumas mudanças já foram adotadas, como o uso de biocombustíveis (livres de CO²) e os veículos elétricos, e outras estão a caminho como o programa de controle da poluição do ar para veículos pesados (Proconve).

No entanto, quando falamos em empresas com grandes frotas é preciso tempo para reestruturação econômica e adaptação, o que não significa continuar poluindo.

“Embora frotas sustentáveis sejam uma demanda essencial e muito desejada, nem todas empresas conseguirão fazer a transição, principalmente em meio à crise. Trocar dezenas de milhares de veículos de alto custo para suas versões elétricas de uma única vez é inviável. Isso requer tempo e muito investimento. Mas não por isso a sustentabilidade deve ser uma premissa descartada, pelo contrário. É possível inclui-la no planejamento de redução de custos”, disse Daniel Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil, líder mundial em soluções de Internet das Coisas (IoT).

Segundo Daniel Schnaider, especialista em tecnologias disruptivas, soluções como a Pointer SmartSaver foram desenvolvidas para que a redução de combustível atingisse o equilíbrio em todos os seus pilares: social, econômico e ecológico.

Com o uso da IoT, a solução é capaz de economizar cerca de 26% de combustível por mês, em uma frota de 8 mil veículos. A redução de poluentes segue o mesmo número.

Ainda, no conceito de sustentabilidade o uso da tecnologia prevê manutenções preventivas aos veículos e rotas otimizadas. A inteligência artificial do driver feedback, em tempo real identifica padrões não desejados como ultrapassagem em faixa contínua, alta velocidade, direção com celular, falta de respeito ao pedestre e até mesmo distância segura do veículo da frente, evitando freadas bruscas e desgaste desnecessário dos pneus.

“Não é necessário esperar pelo elétrico para ajudar o meio ambiente. Podemos revolucionar a gestão de frotas e veículos sustentáveis no mundo agora mesmo”, ressalta Daniel Schnaider.

Sobre Daniel Schnaider

É CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. Especialista em logística, tecnologias disruptivas, economista e autor da obra “Pense com calma, aja rápido”.

Sobre a Pointer by PowerFleet Brasil

A multinacional de origem israelense iniciou operações em 1994 e está presente no Brasil desde 2010. Em 2019, foi adquirida pela norte-americana PowerFleet®. A companhia é especializada no desenvolvimento de ferramentas, serviços e tecnologias para gestão inteligente de frotas de empresas e locadoras, com foco em soluções de telemetria.

Além de possibilitarem uma redução de custos em torno de 20%, seus produtos proporcionam o monitoramento remoto dos veículos, diminuindo a incidência de fraudes, desvios de conduta e roubo de cargas. Com mais de 3 milhões de produtos de telemetria vendidos reúne mais de 50 mil carros, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários rastreados no Brasil e 600 mil no mundo.

Deixe seu comentário