A importância dos dados e das informações para a realização de rotas mais eficientes para mulheres

106
Mulheres Transporte
Imagem de StockSnap por Pixabay

Segundo dados de 2019 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 92 milhões de brasileiras adultas, 40 milhões trabalham, oito milhões estudam, 33 milhões foram a bares e 82 milhões fizeram compras em supermercados.

Entretanto, mesmo com tantos deslocamentos, 46% das mulheres não se sentem confiantes para usar meios de transporte sem sofrer assédio.

Para tanto, cerca de 72% das entrevistas pela Instituto Locomotiva e Instituto Patrícia Galvão em 2019, o tempo para chegar ao trabalho também influência na decisão de aceitar ou não uma vaga de emprego.

Para Luisa Feyo Peixoto Guimarães, especialista em Mobilidade e Políticas Públicas da Quicko, startup de mobilidade urbana que oferece diversas soluções para a pessoa integrar, de forma fácil e simples, diferentes meios de transporte, como táxis, carros de aplicativo, bicicletas, ônibus, trens, Metrô, entre outros, para garantir uma jornada mais rápida e conveniente, os dados e as informações de rotas mais eficientes são extremamente importantes para a segurança e a economia familiar das mulheres, uma vez que distâncias menores e eficientes as expõem ao perigo por menos tempo.

O deslocamento mais longo e demorado para o trabalho também acaba comprometendo a jornada dupla de muitas mães.

As informações são extremamente importantes para que as mulheres tomem decisões que incorram em menos ricos. Para isso, além dos dados em tempo real das linhas, o Quicko oferece uma série de ferramentas que auxiliam na criação de políticas públicas para a segurança no transporte, como o “Report de Usuário”.

Esta feramente permite aos usuários reportar uma série de questões, como lotação, atrasos e preservação de ônibus. Outra ferramenta é o de “Compartilhamento de Rotas”, que auxilia na segurança, os usuários podem enviar para parentes ou amigos as informações do seu trajeto, como horário e local de embarque, o modal utilizado e lugar e a hora de chegada.

Deixe seu comentário