Greve de ônibus no ABC nesta quarta-feira, dia 24

16574
Ônibus da EMTU Linhas intermunicipais
Foto: Viação Osasco

Uma greve de ônibus atingiu o ABC Paulista nesta quarta-feira, dia 24 de março de 2021.

Pelo menos sete viações do Grupo Baltazar paralisaram as atividades: Viação Ribeirão Pires, EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André), EUSA (Empresa Urbana Santo André), Viação São Camilo, Viação Triângulo, Viação Riacho Grande e Viação Imigrantes.

As empresas operam linhas gerenciadas pela EMTU nas cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema e em parte da capital paulista.

No período da tarde, a paralisação foi encerrada e o restabelecimento das operações das empresas estava sendo feito de forma gradativa.

O presidente do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC), Leandro Mendes da Silva, disse ao Diário do Transporte, que a pandemia de Covid-19, agravou a situação financeira das empresas de transportes em geral, mas os atrasos nas empresas do Grupo Baltazar, são anteriores à pandemia.

O pagamento do adiantamento salarial, convênio médico e plano odontológico estavam atrasados.

O presidente do sindicato disse ao Diário do Transporte que o Grupo Baltazar pagou na tarde desta quarta-feira, o “vale”, adiantamento salarial que deveria ter sido pago no dia 20 de março, conforme convenção trabalhista da categoria.

Sobre o pagamento do convênio médio e plano odontológico, o Grupo Baltazar pagou uma parcela nesta quarta-feira e a outra deve ser paga na próxima terça-feira, dia 30 de março.

Durante a paralisação, os passageiros tiveram como opção utilizar as linhas de ônibus municipais e a Linha 10-Turquesa da CPTM.

A operação das linhas intermunicipais pode ser acompanhada em tempo real pelo aplicativo da EMTU (disponível para iOS ou Android).

Leia também

Mobilidade Sampa

Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.


Deixe seu comentário