Linha 15-Prata

Acompanhe neste post as informações sobre as obras da área de manobra da estação Vila Prudente e da futura estação Jardim Colonial

816
Estação Jardim Planalto Linha 15-Prata
Foto: Márcia Alves/Metrô de São Paulo

Olá! Neste post você vai acompanhar as informações sobre a Linha 15-Prata de monotrilho no que se refere à:

  • Obras da área de manobra da estação Vila Prudente;
  • Obras da futura estação Jardim Colonial;
  • Subestação Iguatemi;
  • Futuras estações após Jardim Colonial.

As informações abaixo começam por 2021 e depois 2020, sempre que tiver alguma nova informação sobre a linha, eu irei atualizar este post.

2021

9/2 – O Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação da estação Vila Prudente. A expansão das linhas 2-Verde e 15-Prata demanda escadas rolantes, sanitários, aumento das áreas de circulação e criação de espaços comerciais.

1/2 – O Metrô segue com o bandejamento na estação Jardim Colonial. O bandejamento é por onde passarão os cabos de potência e comando para alimentar os equipamentos instalados. Veja aqui as imagens.

27/1 – As obras na área de manobra no sentido Oeste da estação Vila Prudente continuam em um bom ritmo. Veja aqui as imagens.

21/1 – Segue em andamento as obras da subestação Iguatemi, que permitirá ampliar a distribuição da energia elétrica para a extensão da Linha 15-Prata. Veja aqui as imagens.

19/1 – As obras da área de manobra Oeste, extensão da estação Vila Prudente, continuam avançando. Veja aqui as imagens.

18/1 – Na estação Jardim Colonial, foi concluído o bandejamento (que é por onde todos os cabos de potência e comando passarão para alimentar os equipamentos que serão instalados). Está em execução o lançamento de cabos de média tensão na via e prossegue a infraestrutura elétrica e a montagem e testes dos painéis. Veja aqui as imagens.

18/1 – O Metrô de São Paulo divulgou um vídeo com o andamento das obras da estação Jardim Colonial. Assista abaixo.

12/1 – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo incluiu o Consórcio Monotrilho Integração na lista oficial de empresas que não podem firmar contrato com o Poder Público. A penalidade vai até o dia 21 de novembro de 2021. Integram o Consórcio Monotrilho Integração, as empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, SCOMI e MPE Montagem e Projetos Especiais, que tiveram o contrato rescindido na construção do monotrilho da Linha 17-Ouro.

12/1 – Os trabalhos na área de manobra, na continuação da estação Jardim Colonial, continuam. Veja aqui as imagens.

11/1 – Os trabalhos na área de manobra à Oeste da estação Vila Prudente continuam. As obras possibilitarão o aumento do número de trens, diminuindo o tempo entre eles, dando mais conforto e qualidade de vida aos passageiros da Linha 15-Prata. Veja aqui as imagens.

9/1 – As obras da Estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata seguem em fase avançada! O Metrô está realizando o assentamento dos pisos da plataforma, construção dos acessos, junção das vigas-trilho da plataforma e posicionamento das escadas rolantes. Veja aqui as imagens.

9/1Veja aqui algumas fotos das obras da estação Jardim Colonial.

7/1 Veja aqui as imagens dos acessos da estação Jardim Colonial. Eles terão um telhado verde, o que vai trazer mais conforto térmico para os passageiros.

6/1 – Na estação Jardim Colonial, está sendo feito o bandejamento e a infraestrutura elétrica. Bandejamento é por onde passarão os cabos de potência e comando. Veja aqui as imagens.

3/1 Veja aqui algumas fotos das obras da área de manobra à Oeste da estação Vila Prudente. Está em andamento a fase de execução de blocos e estacas de fundação. Com esse trecho o número de trens será ampliado, diminuindo o tempo entre eles, trazendo mais conforto para os passageiros.

2020

30/12Veja aqui algumas fotos do avanço das obras da área de manobra à Leste da estação Jardim Colonial.

28/12 – A instalação dos equipamentos da subestação Iguatemi continua. Essa subestação será de grande importância para a geração de energia da Linha 15-Prata. Veja aqui as imagens.

24/12 – O corpo da estação Jardim Colonial foi concluído. Veja aqui as imagens.

21/12 – Na estação Jardim Colonial está sendo finalizado o acabamento da cobertura do corpo da estação, com atividades de instalação dos granitos, alvenarias dos sanitários públicos. Os acessos estão em fase final de execução das estruturas de concreto. Veja aqui as imagens.

19/12 – O Metrô publicou no Diário Oficial, a licitação para construção de duas novas estações da Linha 15-Prata, em direção à cidade Tiradentes: Boa Esperança, Jacu-Pêssego, além de um novo pátio de trens.

Serão mais 3,5 quilômetros, além dos 1,8 quilômetros das obras da estação Jardim Colonial. Quando as estações estiverem concluídas, a linha terá 13 estações e 18 quilômetros.

Quando concluído, a demanda do monotrilho passará de 350 mil passageiros atendidos por dia.

15/12 – A extensão à Leste da estação Jardim Colonial segue em andamento. A execução de pilares e lançamento das vigas no último módulo do trecho já estão prontos. Essa área possibilitará aumentar o número de trens e, assim, diminuir o tempo entre eles. Veja aqui as imagens.

14/12Veja aqui as imagens da cobertura da estação Jardim Colonial.

5/12 – Mais uma viga foi colocada na área de manobra da estação Jardim Colonial. Veja aqui as imagens.

3/12 – Segue em andamento os trabalhos de implantação de vigas na área de manobra leste, após a futura estação Jardim Colonial, na Avenida Ragueb Chohfi. As obras vão permitir o uso das duas plataformas, o que significa um número maior de trens e um menor intervalo entre eles. Veja aqui as imagens.

2/12 – As obras da área de manobra da estação Vila Prudente está em ritmo avançado. As fotos abaixo mostram a armação do primeiro bloco de fundação. Com isso, se dá o início da construção da base das colunas do monotrilho. Veja aqui as imagens.

24/11 – O Metrô de São Paulo requereu à Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo a prorrogação da Licença Ambiental de Instalação para implantação da Subestação Primária de Suprimento de Energia e Ramal Aéreo Consumidor Iguatemi da Linha 15-Prata.

A subestação está sendo construída com o objetivo de aumentar a capacidade de operação da Linha 15-Prata.

24/11 – O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve nas obras da futura estação Jardim Colonial. A expectativa é de que as obras sejam concluídas e entregues à população em 2021. Quando concluída a Estação Jardim Colonial, toda a Linha 15-Prata terá potencial para transportar cerca de 400 mil passageiros. Veja aqui as imagens.

9/11 – As duas últimas vigas da estrutura da futura estação Jardim Colonial, cada uma delas com 70 toneladas, foram lançadas. Por medida de segurança, um trecho da Avenida Ragueb Chohfi chegou a ser interditado.

29/10 – As obras de expansão do monotrilho da Linha 15-Prata foram reiniciadas na Zona Leste. A extensão, a partir da estação Vila Prudente, fará a ligação com a Linha 10-Turquesa da CPTM.

Deixe seu comentário