Linha 13-Jade

Acompanhe neste post as informações sobre a Linha 13-Jade da CPTM como People Mover, Expresso Aeroporto, entre outras

357
Airport Express Engenheiro Goulart Linha 13-Jade Linha 12-Safira
Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Olá! Neste post você vai acompanhar as informações sobre a Linha 13-Jade da CPTM no que se refere à:

  • People Mover que deve ligar a estação Aeroporto-Guarulhos aos três terminais do Aeroporto de Guarulhos;
  • Expresso Aeroporto que liga a estação da Luz à estação Aeroporto-Guarulhos;
  • Entrega de novos trens para a linha;
  • Provável chegada da linha na estação Palmeiras-Barra Funda.

As informações abaixo começam por 2021 e depois 2020, sempre que tiver alguma nova informação sobre a linha, eu irei atualizar este post.

2021

18/2 – O arquiteto e urbanista Flamínio Fichmann criticou recentemente a demora no início das obras de integração do Aeroporto de Guarulhos à rede de trens e metrô da Grande São Paulo, projeto que se arrasta há pelo menos seis anos.

4/2 – As principais associações de empresas de transporte público e sustentável do Brasil enviaram no final de janeiro um ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, no qual defendem o início imediato das obras de instalação do Projeto People Mover no Aeroporto de Guarulhos.

29/1 – O Governo do Estado de São Paulo se reuniu com as equipes da concessionária GRU Airport e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para tratar dos próximos passos do People Mover, que ligará a estação Guarulhos-Aeroporto da Linha 13-Jade aos terminais do Aeroporto de Guarulhos.

“Estabelecemos o plano de trabalho e cronograma de execução das obras. Após liberação do Tribunal de Contas da União, pelo ministro Vital do Rêgo, os órgãos firmaram compromisso de emitir a ordem de serviço na segunda quinzena do mês de março. Seguimos firmes para honrar mais este compromisso com a população do Estado de São Paulo”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

26/1 – Por que o trem da estação da Luz até a região do Aeroporto de Guarulhos não para na estação Brás? A resposta para esta pergunta você vai encontrar no post produzido pelo Fabrício Brasiliense do blog Sem Perrengue.

9/1 – O Fabrício Brasiliense, do blog Sem Perrengue, viajou na Linha 13-Jade e contou como foi sua experiência.

2020

15/12 – A CPTM entregou mais dois novos trens para a Linha 13-Jade. Veja aqui o vídeo.

13/12 – O Ministério da Infraestrutura encaminhou ofício ao presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Ferreira Lafraia, informando que solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil, a inclusão do People Mover no rol de obrigações contratuais da concessionária GRU Airport.

No ofício encaminhado ao Instituto de Engenharia, assinado pelo Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, este informa que os trâmites administravos referentes ao assunto encontram-se atualmente no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil.

11/12 – A CPTM abriu licitação para estender a Linha 13-Jade para a estação Palmeiras-Barra Funda. A concorrência envolve projeto e implantação de rede aérea e trilhos.

Aviso

3/12 – Em suas redes sociais, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, contou mais detalhes sobre as obras do People Mover.

“Recentemente, o Governo Federal determinou a obrigatoriedade das obras e hoje estive na Agência Nacional de Aviação Civil para obtermos a aprovação em cada instância. Agradeço ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas, toda sua equipe, além da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil. A população de São Paulo e Guarulhos espera pelo começo das obras do People Mover que fará a ligação com o maior aeroporto do Brasil”, disse o secretário.

2/12 – O Instituto de Engenharia, divulgou um comunicado manifestando sua satisfação com a definição do Governo Federal pela escolha da implantação de transporte People Mover para fazer a ligação por trilhos entre a Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais do Aeroporto de Guarulhos.

A entidade afirma que, ao lado das entidades parceiras ABIFER, AEAMESP, ALAF, ANTP, ANPTrilhos e SIMEFRE, encaminhou pedido oficial ao Governo Federal para requalificação do Aeroporto de Guarulhos, por meio dessa tecnologia de transporte.

Leia a nota do Instituto de Engenharia na íntegra:

Governo Texto

1/12 – A CPTM entregou o quinto trem da série 2500 para a Linha 13-Jade. Veja aqui as imagens.

1/12 – A CPTM divulgou nesta terça-feira, dia 1º de dezembro de 2020, mais um termo de aditamento ao contrato assinado com o consórcio HFTS Jade (formado pelas empresas Helleno & Fonseca, Trail e Spavias) referente ao Lote 1 de execução de obras e serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e equipamentos, para a implantação da Linha 13-Jade.

Aditamento

1/12 – O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que espera começar as obras do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, no início de 2021. Em entrevista ao Diário do Transporte, o secretário disse que esteve no Tribunal de Contas da União nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, para destravar o início das obras.

O monotrilho, chamado de People Mover, ligará a Linha 13-Jade da CPTM aos três terminais de passageiros do Aeroporto de Guarulhos.

27/11 – O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, enviou ofício à Agência Nacional de Aviação Civil incluindo como obrigatória a construção do People Mover para a concessionária GRU Airport.

19/11 – O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou novidades no Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade da CPTM, a partir de 1º de dezembro.

Todos os dias das 5h até meia-noite, os passageiros poderão utilizar o serviço para ir até a região do Aeroporto de Guarulhos, ida e volta, com a tarifa vigente no valor de R$ 4,40.

De hora em hora, os trens passarão pelas estações Luz, Cecap-Guarulhos e Aeroporto-Guarulhos, na ida. No sentido inverso, segue Aeroporto-Guarulhos, Cecap-Guarulhos, Brás e com destino na estação Luz.

Na oportunidade, também foi entregue mais um trem com bagageiros da série 2500 para a Linha 13-Jade. Esse é o quarto trem de um total de oito que estarão 100% em operação até o final do ano.

Deixe seu comentário