Prefeitura de Votorantim pinta teclado de piano em faixa de pedestres

105
Votorantim Faixa
Foto: Prefeitura de Votorantim/Divulgação

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer e do Departamento de Trânsito, implantou na última sexta-feira, dia 12 de fevereiro de 2021, a primeira ação do Urbanismo Tático na cidade.

Uma faixa de pedestres estilizada, imitando um teclado de piano, com teclas pretas e brancas foi pintada em frente à Escola Municipal de Música Maestro Nilson Lombardi, na Avenida São João.

A iniciativa visa tornar a cidade mais eficiente com originalidade, criando uma identidade viável valorizando elementos como, nesse caso, a música.

De acordo com o Departamento de Trânsito, o Urbanismo Tático traz sempre uma proposta de repensar a cidade e os costumes.

Essa faixa, por exemplo, é uma abordagem criativa para estimular as crianças a atravessarem por ela e, com isso, levando os pais a fazerem o mesmo.

A gestão municipal ressalta que não se trata de decorar a cidade, mas, de uma ferramenta de mobilidade urbana.

“Ao conferir novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, o Urbanismo Tático cria cidades mais amigáveis aos moradores e motiva as pessoas a mudarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam. A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer informa que o objetivo é proporcionar aos cidadãos uma cidade bonita, inteligente e acolhedora. O projeto deve envolver a administração como um todo”, informou a Prefeitura de Votorantim.

Votorantim é a primeira cidade da Região Metropolitana de Sorocaba a implantar, de maneira experimental, o conceito do Urbanismo Tático e haverá acompanhamento dos efeitos de comportamento e segurança dos usuários, que serão reportados e submetidos aos órgãos competentes, antes de ser expandido para outras áreas.

Deixe seu comentário