Greve de ônibus da Rápido Luxo Campinas nesta quinta-feira, dia 14

862
Rápido Luxo Cajamar
Foto: Hércules Cavalcante

Os trabalhadores da empresa de ônibus Rápido Luxo Campinas, na Região Metropolitana de Jundiaí, paralisaram as atividades entre o final da madrugada e o início da noite nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro de 2021.

Informação apurada pelo Jornal da Região dá conta que os trabalhadores protestavam contra a troca do plano de saúde da Amil para Plena Saúde, que não estaria deixando a categoria satisfeita.

A paralisação atingiu as linhas intermunicipais atendidas pela empresa nas cidades de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Cajamar. 

Os coletivos estavam concentrados na garagem da empresa, no bairro Jardim Guanciale, em Campo Limpo Paulista. 

No final da tarde, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região determinou que ao menos 50% dos funcionários voltassem aos postos de trabalho.

O sindicato da categoria realizou uma assembleia e decidiu que 100% dos trabalhadores voltassem ao trabalho.

Uma audiência de conciliação foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro, entre o sindicato da categoria e a empresa de ônibus.

Nota da Rápido Luxo Campinas

A empresa encaminhou uma nota à imprensa considerando a paralisação como prematura. Leia abaixo na íntegra.

A concessionária Rápido Luxo Campinas considera prematuro o movimento deflagrado hoje na porta da garagem em Campo Limpo por dois motivos:

1) a paralisação traz prejuízos à população usuária em um momento delicado da economia; 2) o novo plano de saúde é mais abrangente que o anterior.

O novo plano de saúde iniciou no dia 1º de janeiro, é um convênio de qualidade, de menor custo para os funcionários e dependentes e bem mais abrangente que o anterior.

‘Antes de ser efetuada a troca, a concessionária mostrou o novo plano ao sindicato e houve aprovação. Nos estranha a paralisação de hoje pois antes, os colaboradores tinham de se deslocar de várias localidades para serem atendidos em Jundiaí. Agora, com o plano mais abrangente, podem ser atendidos em Jundiaí, Franco da Rocha e Cajamar. Além disso, estão negociando para que os conveniados também sejam também atendidos em outras localidades da região’, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino, da qual a concessionária é integrante.

O novo plano também não tem nenhum tipo de carência (o antigo tinha para alguns procedimentos) e permite que os filhos de até 21 anos (se estudantes, até 24 anos) possam entrar como dependentes.

O antigo permitia, no máximo, até 16 anos. Além disso, o novo plano conta com duas unidades hospitalares, uma em Franco da Rocha e outra em Jundiaí (Parada de Taipas). O novo plano oferece também ambulância com UTI para fazer o transporte dos conveniados em caso de necessidade.

Antes, todo o atendimento era realizado apenas em clínicas de Jundiaí e, por isso, os conveniados e os seus dependentes, mesmo que não morassem na cidade, tinham de se deslocar até lá. Com o novo plano, o atendimento é feito em Jundiaí, Cajamar, Franco da Rocha e a rede de atendimento está sendo ampliada para Cabreúva, Campo Limpo Paulista e Jarinú.

O novo plano prevê os seguintes procedimentos: consultas, exames clínicos e de imagem, ecocardiograma, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutricionista, mapa e Hotler, pronto-atendimento adulto e infantil, eletroencefalograma, eletrocardiograma, audiometria, acuidade visual, prova de função pulmonar, raio-x, ortopedia, cirurgias de urgência e eletivas, ressonância magnética, ultrassom, hemodinâmica, cateterismo laboratório, UTIs neonatal, infantil e adulto e tomografia.”

Deixe seu comentário