A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego, segue com as obras de melhorias e aumento da malha cicloviária na cidade, previstas no Plano Cicloviário.
Já foram entregues à população 136,3 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas, que trouxeram mais integração entre a malha cicloviária existente e os demais modais de transporte (terminais de ônibus, estações de trem e metrô).
Assim, a malha cicloviária da cidade passou de 503,6 quilômetros para 639,6 quilômetros, o que torna São Paulo a capital brasileira com a mais extensa rede dedicada às bicicletas.
Seguem fase de obras ou de sinalização outros 38,3 quilômetros de novas vias para bicicletas. Com a conclusão das obras a cidade terá 677,9 quilômetros de estruturas cicloviárias.
Requalificações
As requalificações concluídas somam 266,5 quilômetros entregues. Outros 55,2 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas estão em obras ou fase final de sinalização. Elas recebem melhorias no piso, guias e sarjetas e o novo padrão de
sinalização.
Importante ressaltar que os serviços de implantação da sinalização contemplam a pintura na aproximação dos cruzamentos, a aplicação dos tachões a cada metro e a implantação da sinalização vertical.
Plano Cicloviário
O Plano Cicloviário prevê a implantação dos 173,5 quilômetros de novas conexões e a requalificação de 310 quilômetros dentre os 503,6 quilômetros das estruturas existentes contou com ampla participação popular.
Em 2019, foram realizadas 10 audiências públicas e 10 oficinas participativas em todas as regiões da cidade. Além disso, o andamento do Plano Cicloviário é periodicamente apresentado nos encontros da Câmara Temática de Bicicleta.
As estruturas cicloviárias são projetadas respeitando aspectos como conectividade, linearidade, funcionalidade, segurança, entre outros.
Deixe seu comentário