Feriado de Ano Novo nos Terminais Rodoviários de São Paulo

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Feriado de Carnaval Rodoviária do Jabaquara Terminais rodoviários Tietê de ônibus
Rodoviária do Jabaquara (Foto: Eduardo Silva)

Com a proximidade do feriado de Ano Novo, e diante da pandemia que afeta a circulação de pessoas em todo País, a Socicam – responsável pela gestão dos Terminais Rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara, segue atenta às determinações dos órgãos de saúde e ao cumprimento das regras estabelecidas para contenção da Covid-19.

Entre os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro, mais de 505 mil pessoas devem embarcar e desembarcar pelos terminais rodoviários da capital paulista, tendo as cidades do litoral e interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte como destinos mais procurados.

Durante o período serão 1.696 carros extras e, caso haja necessidade, mais ônibus poderão ser disponibilizados.

A retomada do movimento de passageiros acontece de forma gradual no transporte rodoviário. Os terminais da capital paulista, que registraram queda de 93% nos embarques em abril, atualmente apresentam redução na casa dos 52%, em comparação com a média mensal.

Aos que irão viajar neste período, a Socicam recomenda:

  • Use máscara. De acordo com a Lei Federal 14.019, o uso da proteção facial é obrigatório em espaços públicos e privados acessíveis ao público;
  • Atenção para as aglomerações. Além da demarcação de piso e assentos, os terminais contam com os colaboradores em rondas, avisos sonoros e visuais que alertam para o distanciamento social. Obedeça aos avisos de distanciamento e, se puder, compre a sua passagem pela internet;
  • Caso não seja possível realizar a compra pela internet, antes de se deslocar ao terminal rodoviário entre em contato com a empresa de ônibus que deseja viajar para checar a disponibilidade de passagens e opções de datas e horários;
  • Lave bem as mãos sempre que puder ou faça uso constante de álcool gel.
  • Caso apresente algum sintoma da Covid-19, entre em contato com a empresa e remarque a sua viagem. O passageiro rodoviário tem prazo de até um ano para remarcar a data da sua passagem.

Campanha Embarque Seguro com a Socicam permanece nos terminais e os funcionários estão preparados para receber o público com dispensers de álcool em gel, lixeiras exclusivas para o descarte de máscaras, luvas e lenços, comunicação sonora e visual alertando para as recomendações de autocuidado e importância do distanciamento social em filas e locais de uso público.

Superfícies como corrimãos, botões de elevadores e alças de carrinhos de bagagem, são desinfetadas frequentemente e todos os colaboradores da Socicam usam Equipamentos de Proteção Individual.

Além disso, ao menos duas vezes ao dia, as áreas de circulação são higienizadas com produtos desinfetantes homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Fique Ligado!

  • Atenção com os documentos: Todos os passageiros, até mesmo as crianças, devem apresentar documento de identificação original e com foto;
  • Embarque de crianças e adolescentes: Para viajar desacompanhados ou com terceiros, menores de 16 anos precisam de autorização oficial. Para informações, acesse o site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
  • Limite de bagagem: São permitidos até 30 quilos no bagageiro e até 5 quilos de bagagem de mão, desde que não interfira no conforto dos demais passageiros. Recomendamos que identifique suas bagagens com etiqueta contendo nome completo e telefone;
  • QR Code: Passagens compradas pela Internet devem conter o selo de embarque, caso não haja, é necessário passar na bilheteria da empresa para retirar o bilhete;
  • Chegue com antecedência: É importante que o passageiro chegue ao terminal, pelo menos, 30 minutos antes do horário marcado na passagem;
  • Remarcação de passagens: A remarcação e reembolso da passagem são feitos com até 3 horas de antecedência, diretamente com a empresa de ônibus;
  • Atendimento: Os profissionais da Socicam estão sempre uniformizados, equipados com Equipamentos de Proteção Individual e permanecem em ronda ou nos balcões de informação. Todos estão aptos a prestar o atendimento necessário aos viajantes.

Para mais informações, acesse o site da Socicam.

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