Por que a CPTM realiza obras de modernização aos fins de semana?

Companhia explica a necessidade das intervenções aos fins de semana

141
Linha 12-Safira CPTM
Foto: Divulgação/Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A CPTM iniciou uma série de três vídeos para explicar aos passageiros a importância das obras de modernização realizadas nos períodos de menor demanda, como finais de semana e feriados.

Por conta das obras de manutenção, nos finais de semana todas as linhas da CPTM registram intervalos médios entre os trens de, no máximo, 35 minutos.

“O objetivo dos três vídeos, curtos e simples de entender, é mostrar de forma transparente que a CPTM reconhece eventuais transtornos, mas essas medidas que causam um tempo maior de viagem são de extrema importância para garantir a segurança e o conforto das mais de 3 milhões de pessoas que utilizam as sete linhas da companhia diariamente, principalmente em dias úteis”, informou a CPTM.

Quando as obras de modernização vão terminar?

“A modernização é um processo contínuo e ela é fundamental para a manutenção e melhoria na CPTM.

A rede da CPTM é muito grande: 271 quilômetros de extensão. Nossas linhas e estações são centenárias (Estrada de Ferro Sorocaba: 1875 – São Paulo Railway: 1867 – Estrada de Ferro Central do Brasil: 1858).

E os trabalhos envolvem muito mais do que isso: eletricidade, sinalização e diversos sistemas.

Além disso, a CPTM é um sistema aberto, com poucos túneis. Ela tende a sofrer mais com tempestades, vandalismo e outros fatores externos que os metrôs, por exemplo.

É por isso que esses trabalhos são tão importantes para melhorar o seu transporte.”

Por que usar os fins de semana para fazer as obras?

“A CPTM tem pouquíssimo tempo para fazer manutenção nas madrugadas. Cerca de duas horas e meia. Menos do que você imaginava.

São centenas de quilômetros de vias, rede elétrica e equipamentos que precisam de manutenção constante. Precisamos de mais tempo para cuidar de tudo isso.

Você sabia que a CPTM já chegou a transportar mais de 3,1 milhões de passageiros em um único dia útil? Esse número diminui em média 40% aos sábados e 70% aos domingos e feriados.

É por isso que usamos fins de semana e feriados para manutenção e obras de modernização.”

O que foi feito pela CPTM nas obras dos fins de semana?

“Pode ser que você não tenha reparado, mas as obras de manutenção e modernização da CPTM tornaram possíveis muitas melhorias recentemente!

Às vezes, os trens precisam reduzir a velocidade em um certo trecho por causa de interferências como danos em trilhos, postes de energia ou problemas no terreno! Então, por seguranã, o trem passa mais devagar por ali. Chamamos isso de cautela!

Graças às obras, desde 2019, já foram resolvidas mais de 40 dessas cautelas em todas as linhas da CPTM. 21 apenas na Linha 7-Rubi.

E em 2020 conseguimos reduzir o tempo de viagem na Linha 12-Safira em 10 minutos, quase 20% do tempo total de trajeto.

Sabemos que os trabalhos causam transtornos para quem precisa utilizar os trens nos feridos e finais de semana, mas as obras são muito importantes.

Elas vão melhorar o transporte e, com isso, a qualidade de vida de milhões de pessoas.”

Deixe seu comentário