EMTU publica edital de contratação de projeto executivo do trecho Barreiros-Samaritá do VLT

Terceira fase do VLT terá 7,5 quilômetros de extensão e quatro estações

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Foto: Divulgação

Foi publicado neste sábado, dia 19 de dezembro de 2020, no Diário Oficial do Estado, o edital de contratação do projeto executivo do trecho Barreiros-Samaritá do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Área Continental de São Vicente.

O objeto da contratação inclui, além do projeto executivo da terceira fase do VLT, também os projetos básico e executivo de rede aérea, pátio e bicicletário, e a readequação dos projetos básicos das estações que integram o Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista (serviço de ônibus metropolitano integrado ao VLT).

A realização da sessão pública para apresentação das propostas das empresas está marcada para o dia 11 de março de 2021, na sede da EMTU, em São Bernardo do Campo.

“Iniciamos a obra do segundo trecho e estamos avançando com as etapas para iniciar as obras do terceiro trecho. O VLT transforma as regiões por onde passa, revitalizando, unindo bairros ao centro, pontos turísticos e de trabalho”, frisou o secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy.

Em 24 de novembro, os secretários de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, haviam autorizado a licitação do terceiro trecho do VLT da Baixada Santista.

O trecho em São Vicente entre o Terminal Barreiros e o bairro de Samaritá terá 7,5 quilômetros de extensão e quatro estações.

Quando for completamente concluído, o VLT terá um total de 27 quilômetros de extensão, considerando os 11,5 quilômetros já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos, e também a ligação entre Barreiros a Samaritá.

O sistema deverá operar com 33 VLTs transportando diariamente 95 mil passageiros.

Segunda etapa

O Governo do Estado de São Paulo iniciou no final de agosto deste ano a segunda etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo, em Santos.

O novo trecho terá investimento de R$ 217,7 milhões e capacidade para transportar até 35 mil passageiros por dia.

A segunda etapa terá 8 quilômetros de extensão e prevê a construção de 14 estações com acessibilidade, duas pontes sobre o canal 1, via permanente, quatro subestações de energia, sistema de rede aérea, sinalização viária e urbanização.

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