EMTU autoriza serviço de transporte coletivo por aplicativo entre Santo André e Diadema

O novo serviço de transporte será oferecido pela empresa Metra no corredor São Mateus - Jabaquara , exclusivo pelo aplicativo UBus e contará com ar-condicionado, entretenimento de bordo via streaming e Wi-Fi Banda Larga para passageiros. Tarifa será de R$ 7,50

734
Ubus Metra Class
Foto: Jonas Ramos/Ônibus Brasil

A EMTU, em parceria com a concessionária Metra, colocará em operação a primeira linha de transporte urbano intermunicipal sob demanda do país, que leva o nome de MetraClass.

O serviço (C-287UBUS-000-R) ligará o Terminal Metropolitano Santo André Leste ao Terminal Metropolitano Diadema e conta com ônibus rodoviários executivos em que os passageiros adquirem a passagem por meio do aplicativo UBus, com a garantia de viajar sentados ao reservar uma das 46 poltronas.

O serviço terá a tarifa de R$ 7,50 e entrará em operação no início de janeiro. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 24 de dezembro de 2020.

O aplicativo foi o primeiro a ser lançado no Brasil com essa ideia e já funciona em São Bernardo do Campo na operação da BR7 Mobilidade. O passageiro poderá baixar o aplicativo UBus gratuitamente, disponível nas versões Android e iOS.

Para o cadastro, é preciso colocar dados pessoais e forma de pagamento. Ao entrar no ônibus o passageiro valida a sua passagem com a leitura do QRcode (que fica disponível na entrada do veículo) através do aplicativo.

Simultaneamente as informações aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo. Assim, ele pode acompanhar todos os dados relacionados à viagem.

“O aplicativo é muito simples e autoexplicativo. O usuário vai fazer a solicitação colocando o endereço do destino desejado e o ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, dá as opções de marcação de assento, informa horário do embarque, dá uma previsão do horário de desembarque, valor da passagem e pronto! É a tecnologia a serviço do cidadão, trazendo mais agilidade e conforto”, destacou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O trajeto é realizado pelo Corredor Metropolitano ABD, o que proporciona uma viagem mais rápida, pois os ônibus param apenas para os passageiros que adquiriram previamente a passagem para o trajeto.

O serviço especial conta com elevadores para pessoas em cadeira de rodas dos dois lados do veículo, além de diversos itens de conforto: ar-condicionado, entretenimento de bordo via streaming, Wi-Fi de banda larga e tomadas USB.

A implantação da linha irá beneficiar os passageiros da região do ABCD. A frota inclui três veículos rodoviários que operam nos dias úteis, realizando 37 viagens por dia.

Corredor ABD

O Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) é um corredor exclusivo para ônibus e trólebus gerenciado pela EMTU.

Possui 33 quilômetros de extensão e liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na Zona Sul, atravessando quatro cidades do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Esse corredor possui nove terminais metropolitanos, gerenciados pela EMTU: São Mateus, São Bernardo do Campo, Santo André Leste, Santo André Oeste, Piraporinha, Diadema, Sônia Maria, Ferrazópolis e Jabaquara.

Ao todo, mais de 300 mil pessoas passam diariamente pelo Corredor.

Deixe seu comentário