O que abre e fecha em São Paulo no Dia da Consciência Negra

19594
São Paulo O que abre e fecha
Centro de São Paulo (Foto: Wilfredor/CC0 1.0)

Dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, que costuma ser feriado em São Paulo. No entanto, em razão da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de São Paulo antecipou o feriado para o dia 21 de maio. Com isso, a gestão municipal decretou ponto facultativo nesta sexta-feira. Confira neste post o que abre e fecha em São Paulo e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO?

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Alguns equipamentos de assistência social, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Núcleo de Proteção Jurídico Social (NPJ), ficarão fechados nesta sexta-feira.

BANCOS

Os bancos abrem normalmente nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, na cidade de São Paulo.

COMÉRCIO

O comércio deve funcionar regularmente nesta sexta-feira, dia 20 de novembro. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo emitiu um comunicado para lembrar que, devido à antecipação do feriado para maio, esta sexta-feira será considerada um dia normal de trabalho para todos os funcionários.

CORREIOS

As agências dos Correios em São Paulo estarão abertas normalmente nesta sexta-feira-feira, dia 20 de novembro. Você precisa falar com os Correios? Veja as formas de contato na Central de Atendimento.

EMTU

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

As unidades da Fundação Pró-Sangue permanecerão abertas normalmente na sexta-feira, dia 20 de novembro, ficando fechados somente os postos de Barueri e Stella Marris, que retornarão com o funcionamento na segunda-feira, dia 23 de novembro.

No sábado, dia 21 de novembro, somente os postos das Clínicas e de Osasco farão atendimento. O posto das Clínicas funcionará das 8h às 17h, e a unidade de Osasco das 8h às 16h.

Para a realização da doação na sexta-feira e no sábado, é necessário fazer o agendamento online em um dos postos. O agendamento pode ser feito pelo site da Fundação Pró-Sangue ou pelo site Agendamento de Doações Pró-Sangue.

PARQUES ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Confira aqui o horário de funcionamentos dos parques estaduais.

Confira aqui o horário de funcionamentos dos parques municipais.

PAT (POSTO DE ATENDIMENTO DO TRABALHADOR)

Na capital paulista, os Postos de Atendimento ao Trabalhador estarão fechados na sexta-feira. No interior, é recomendado que o munícipe consulte diretamente o Posto de Atendimento ao Trabalhador da cidade.

POUPATEMPO

As unidades do Poupatempo em todo o Estado de São Paulo funcionarão normalmente nesta sexta-feira, dia 20 de novembro. Para ser atendido, é preciso agendar horário pelo portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital (disponível para Android e iOS).

PROCON

O Procon informou que, devido ao feriado da Consciência Negra e determinação do decreto estadual número 65.297, as audiências, setor administrativo, Ouvidoria, atendimento eletrônico assim como os Núcleos Regionais não funcionarão nesta sexta-feira, dia 20 de novembro.

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera, assim como no posto avançado no 8º Distrito Policial do Brás, funcionarão normalmente por meio de agendamento.

O atendimento telefônico (151) está suspenso durante o período de quarentena. O aplicativo do Procon (disponível para Android e iOS) funciona ininterruptamente para consultas e reclamações. A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

A Prefeitura de São Paulo informou que nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, o rodízio de veículos não será suspenso na cidade de São Paulo.

Portanto, o rodízio municipal de veículos vai vigorar normalmente nesta sexta-feira para placas finais 9 e 0 das 7h às 10h e das 17h às 20h.

A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretamento também estão mantidas normalmente na sexta-feira.

ZONA AZUL

A Zona Azul segue vigente em toda a cidade, exceto no entorno (raio de 300 metros) de unidades de saúde, como hospitais, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Assistências Médicas Ambulatoriais, prontos-socorros, dentre outros estabelecimentos que prestem atendimentos de urgência e emergência.

O objetivo é auxiliar o atendimento da população e o deslocamento dos profissionais de saúde para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

SAÚDE

MUNICIPAL

Todos os equipamentos municipais de saúde (hospitais, Assistências Médicas Ambulatoriais e Unidades Básicas de Saúde, por exemplo) abrirão sem alteração nos seus horários de funcionamento.

ESTADUAL

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na Zona Leste, não funcionará na sexta-feira, dia 20 de novembro, retornando o atendimento a partir da segunda-feira, dia 23 de novembro. O Centro de Referência do Idoso, na Zona Norte, abrirá normalmente na sexta-feira, das 7h às 17h e no sábado, dia 21 de novembro, das 8h às 14h.

Os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades ocorrerão normalmente em todas as unidades na sexta-feira, dia 20 de novembro. O funcionamento ocorrerá normalmente neste sábado, dia 21 de novembro, nas unidades que têm atendimento previsto no programa “Filho que ama leva o pai ao AME”: Américo Brasiliense, Araçatuba, Barretos – Geral, Bauru, Caraguatatuba, Carapicuíba, Franca, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Promissão, Rio Claro, Santos, São João da Boa vista, Sorocaba, São José do Rio Preto, Taboão da Serra, Tupã, Votuporanga; na capital paulista, o Barradas (Heliópolis) e o Centro de Referência do Idoso, na Zona Norte.

SPTRANS

FROTA DE ÔNIBUS

Na sexta-feira, dia 20 de novembro, a circulação dos ônibus municipais será a correspondente a um dia útil atual.

POSTOS DE ATENDIMENTO

O atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes (das 6h às 22h). As lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana também funcionarão normalmente.

O Posto Central da SPTrans estará fechado.

Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do Bilhete Único, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site da SPTrans.

Após a compra dos créditos, o passageiro deve recarregar o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

TRABALHO

As 25 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) ficarão fechadas nesta sexta-feira.

LEIA TAMBÉM

  • O que abre e fecha em Guarulhos no feriado da Consciência Negra
  • O que abre e fecha em Jundiaí no feriado da Consciência Negra
  • O que abre e fecha em Santo André no feriado da Consciência Negra
  • O que abre e fecha em São Bernardo do Campo no feriado da Consciência Negra

Deixe seu comentário