19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

O que abre e fecha em São Paulo no feriado de Nossa Senhora Aparecida?

Em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta segunda-feira, dia 12 de outubro de 2020, diversos serviços estaduais, municipais e particulares em São Paulo estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira neste post o que abre e fecha em São Paulo e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO?

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Estarão abertos:

  • Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes;
  • Serviço Especializado em Abordagem Social;
  • Centros de Acolhida, Serviço de Proteção e Atendimento a Situações de Calamidades Públicas e Emergências;
  • Núcleos de convivência de população de rua.

BANCOS

Os bancos não abrem nesta segunda-feira, dia 12 de outubro. Os boletos que vencem no dia 12 de outubro poderão ser pagos na terça-feira, dia 13 de outubro, sem incidência de juros e multa.

BANCO DO POVO

A unidade da Rua Boa Vista, no centro de São Paulo, estará fechada. Em relação aos municípios, cada unidade obedecerá às determinações da sua cidade.

CORREIOS

As agências dos Correios estarão fechadas na segunda-feira e abrem somente na terça-feira, dia 13 de outubro. Você precisa falar com os Correios? Veja as formas de contato na Central de Atendimento.

DETRAN E POUPATEMPO

Na segunda-feira, dia 12 de outubro, os postos do Poupatempo e do Detran (Ciretrans) estarão fechados em todo o Estado de São Paulo. Na terça-feira, dia 13 de outubro, o funcionamento volta ao horário habitual de cada unidade.

O agendamento de data e horário, obrigatório para ser atendido, pode ser feito pelo portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital (disponível para Android e iOS).

ECOPONTOS

Aos feriados, os Ecopontos funcionam das 6h às 18h.

EMTU

ESPORTES

Todos os centros esportivos abrem normalmente, seguindo os protocolos de vigilância sanitária das 6h às 14h entre sábado e segunda-feira.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

O posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue permanecerá aberto na segunda-feira, dia 12 de outubro, das 8h às 17h (agendamento pelo formulário). Os postos Osasco, Dante, Barueri e Stella Maris estarão fechados na segunda-feira, retomando o funcionamento habitual na terça-feira, dia 13 de outubro.

A programação, a relação de postos e os endereços podem ser consultados no site da Fundação Pró-Sangue.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul não atenderão na segunda-feira. Na terça-feira, o atendimento retorna com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e o risco de transmissão do novo coronavírus por meio do distanciamento social.

MERCADOS MUNICIPAIS E FEIRAS LIVRES

Os mercados municipais e sacolões da capital paulista terão horário de funcionamento alterado. O munícipe deve verificar com cada unidade (mercados municipais e sacolões). Já as feiras livres não funcionam às segundas-feiras.

PARQUES

MUNICIPAIS

Os parques municipais e naturais administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente estarão fechados durante o feriado.

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, que fica dentro do Parque Anhanguera estará aberto para casos de urgência, emergência e apreensões da Guarda Civil Metropolitana, das 8h às 12h.

No Parque Ibirapuera, a Divisão Técnica de Medicina Veterinária não funcionará.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

ESTADUAIS

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente publicou os horários de funcionamento dos parques urbanos, temáticos naturais e Unidades de Conservação que já retomaram a visitação pública de forma gradual na capital paulista e no Estado de São Paulo.

As medidas de segurança continuam válidas e os protocolos, como uso de máscaras e distanciamento social, devem ser respeitados.

Os interessados podem conferir informações sobre a abertura dos espaços no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

PAT (POSTO DE ATENDIMENTO DO TRABALHADOR)

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador estarão fechados na segunda-feira, dia 12 de outubro.

PROCON

O Procon informou a respeito do funcionamento na segunda-feira, dia 12 de outubro:

O aplicativo do Procon (disponível para Android e iOS) funciona ininterruptamente para consultas e reclamações. A abertura dos Procons municipais fica a critério das prefeituras municipais.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso na segunda-feira, dia 12 de outubro, inclusive para veículos pesados (caminhões).

Por conta do feriado, também estarão liberadas as demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados.

ZONA AZUL

O serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul) irá operar conforme sinalização existente. Os horários de ativação estão dispostos nas placas de regulamentação de cada local.

SAÚDE

MUNICIPAL

Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais 24 horas e as Unidades de Pronto Atendimento funcionarão na segunda-feira, de forma ininterrupta.

As unidades Assistências Médicas Ambulatoriais 12 horas atenderão na segunda-feira, das 7h às 19h. As Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades, Ambulatórios de Especialidade e os Hospitais Dia, permanecem fechadas na segunda-feira.

ESTADUAL

Os serviços de atendimento a urgências funcionam normalmente; ambulatórios e farmácias de “alto custo” retomam atendimento na terça-feira, dia 13 de outubro. Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo”, programaram os agendamentos de seus pacientes e retomarão o atendimento regularmente na terça-feira, dia 13 de outubro, sem expediente na segunda-feira, dia 12 de outubro.

O Centro de Referência ao Idoso Norte e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na Zona Leste, também não funcionarão na segunda-feira, assim como o atendimento convencional em dias da semana nos Ambulatórios Médicos de Especialidades. Os atendimentos serão retomados a partir da terça-feira.

Nas unidades que oferecem atendimento aos sábados pelo programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, o funcionamento ocorrerá normalmente no sábado, dia 10 de outubro: Américo Brasiliense, Araçatuba, Barretos (Geral), Bauru, Caraguatatuba, Carapicuíba, Franca, Barradas, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Promissão, Rio Claro, Santos, São João da Boa Vista, Sorocaba, São José do Rio Preto, Taboão, Tupã, Votuporanga; na capital paulista e o Barradas (Heliópolis).

SPTRANS

Na segunda-feira, dia 12 de outubro, o atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes (das 6h às 22h). Já as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas, bem como o Posto Central da SPTrans.

Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do Bilhete Único, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site da SPTrans.

Após a compra dos créditos, o passageiro deve recarregar o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos ônibus.

Serviço:

  • Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes: funcionarão normalmente (das 6h às 22h)
  • Lojas de Venda e Atendimento: Fechados

OPERAÇÃO DOS ÔNIBUS

A circulação dos ônibus na segunda-feira será de 49% da frota operacional em relação aos dias úteis.

SUBPREFEITURAS

As subprefeituras estarão fechadas na segunda-feira.

LEIA TAMBÉM

  • O que abre e fecha em Guarulhos no feriado de Nossa Senhora Aparecida
  • O que abre e fecha em Santo André no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS