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terça-feira, abril 16, 2024

Trecho do Corredor Itaquera entra em operação no início de outubro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e SPTrans, informou que vai iniciar no dia 3 de outubro de 2020 a operação no primeiro corredor exclusivo à esquerda para ônibus da Zona Leste.

Trata-se de um trecho de 2,1 quilômetros do Corredor Itaquera-Líder, entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Rua Harry Dannemberg, com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido.

Oito linhas de ônibus, das quais uma noturna, vão atender esse trecho. Os passageiros serão orientados sobre as oito linhas que tiverem os pontos de parada à direita alterados para o canteiro central.

Outras seis linhas, que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, inclusive uma da EMTU, continuarão atendendo pontos já existentes à direita e não circularão pelo corredor à esquerda.

A comunidade está sendo avisada sobre as mudanças por meio de reuniões e informativos que serão divulgados durante a semana. Além disso, motoristas e cobradores das empresas e técnicos da SPTrans receberão treinamento para reforçar as informações à população.

Segurança

Por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, com parada de ônibus à esquerda, a SPTrans está tomando uma série de medidas para segurança de pedestres e motoristas.

Uma das medidas é o treinamento de operadores do sistema, fiscais e técnicos da SPTrans, que são fundamentais para o cumprimento das leis de trânsito e, também, para a orientação dos pedestres e motoristas. Eles receberão treinamento, por meio eletrônico, para dar suporte à população sobre o funcionamento do corredor.

Os motoristas de ônibus serão orientados a ampliar a atenção à travessia de pedestres entre os carros e a reduzir a velocidade ao se aproximarem da faixa de pedestres, mesmo quando o semáforo estiver aberto. Os cobradores também terão papel importante na orientação aos passageiros sobre segurança e os pontos de parada.

Além disso, todo o trecho e entorno receberá sinalização reforçada para aumentar a segurança, além da sinalização vertical e horizontal elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego.

Histórico

Em razão do não cumprimento do cronograma de obras pelos consórcios anteriores, os contratos foram rescindidos em janeiro de 2020 e, a partir de agora, a responsabilidade pela licitação passa a ser da Secretaria de Mobilidade e Transportes e SPTrans.

O corredor completo terá 10,4 quilômetros e vai do Terminal de ônibus Vila Carrão até o Polo Institucional de Itaquera, através das avenidas Itaquera e Líder, e a transposição da Avenida Aricanduva sobre a Avenida Itaquera. A retomada das obras da segunda fase está prevista para novembro.

Linhas que atenderão o corredor

  • 4036/10 Metrô Itaquera – Terminal Vila Carrão
  • 4001/10 Itaquera – Terminal Vila Carrão
  • 4007/10 Cohab Juscelino – Terminal Vila Carrão
  • 403A/10 CPTM José Bonifácio – Terminal Penha
  • 407J/10 Jardim Soares – Metrô Tatuapé
  • 4314/10 Inácio Monteiro – Terminal Parque Dom Pedro II
  • 4314/21 Inácio Monteiro – Terminal Vila Carrão
  • N405/11 Terminal Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna)

Paradas centrais à esquerda

  • Parada Francisco Munhoz Filho
  • Parada Miguel Melo Alvim
  • Parada Maria Luiza Americano

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