A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e SPTrans, informou que vai iniciar no dia 3 de outubro de 2020 a operação no primeiro corredor exclusivo à esquerda para ônibus da Zona Leste.
Trata-se de um trecho de 2,1 quilômetros do Corredor Itaquera-Líder, entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Rua Harry Dannemberg, com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido.
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Oito linhas de ônibus, das quais uma noturna, vão atender esse trecho. Os passageiros serão orientados sobre as oito linhas que tiverem os pontos de parada à direita alterados para o canteiro central.
Outras seis linhas, que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, inclusive uma da EMTU, continuarão atendendo pontos já existentes à direita e não circularão pelo corredor à esquerda.
A comunidade está sendo avisada sobre as mudanças por meio de reuniões e informativos que serão divulgados durante a semana. Além disso, motoristas e cobradores das empresas e técnicos da SPTrans receberão treinamento para reforçar as informações à população.
Segurança
Por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, com parada de ônibus à esquerda, a SPTrans está tomando uma série de medidas para segurança de pedestres e motoristas.
Uma das medidas é o treinamento de operadores do sistema, fiscais e técnicos da SPTrans, que são fundamentais para o cumprimento das leis de trânsito e, também, para a orientação dos pedestres e motoristas. Eles receberão treinamento, por meio eletrônico, para dar suporte à população sobre o funcionamento do corredor.
Os motoristas de ônibus serão orientados a ampliar a atenção à travessia de pedestres entre os carros e a reduzir a velocidade ao se aproximarem da faixa de pedestres, mesmo quando o semáforo estiver aberto. Os cobradores também terão papel importante na orientação aos passageiros sobre segurança e os pontos de parada.
Além disso, todo o trecho e entorno receberá sinalização reforçada para aumentar a segurança, além da sinalização vertical e horizontal elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego.
Histórico
Em razão do não cumprimento do cronograma de obras pelos consórcios anteriores, os contratos foram rescindidos em janeiro de 2020 e, a partir de agora, a responsabilidade pela licitação passa a ser da Secretaria de Mobilidade e Transportes e SPTrans.
O corredor completo terá 10,4 quilômetros e vai do Terminal de ônibus Vila Carrão até o Polo Institucional de Itaquera, através das avenidas Itaquera e Líder, e a transposição da Avenida Aricanduva sobre a Avenida Itaquera. A retomada das obras da segunda fase está prevista para novembro.
Linhas que atenderão o corredor
- 4036/10 Metrô Itaquera – Terminal Vila Carrão
- 4001/10 Itaquera – Terminal Vila Carrão
- 4007/10 Cohab Juscelino – Terminal Vila Carrão
- 403A/10 CPTM José Bonifácio – Terminal Penha
- 407J/10 Jardim Soares – Metrô Tatuapé
- 4314/10 Inácio Monteiro – Terminal Parque Dom Pedro II
- 4314/21 Inácio Monteiro – Terminal Vila Carrão
- N405/11 Terminal Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna)
Paradas centrais à esquerda
- Parada Francisco Munhoz Filho
- Parada Miguel Melo Alvim
- Parada Maria Luiza Americano