Trecho do Corredor Itaquera entra em operação no início de outubro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e SPTrans, informou que vai iniciar no dia 3 de outubro de 2020 a operação no primeiro corredor exclusivo à esquerda para ônibus da Zona Leste.

Trata-se de um trecho de 2,1 quilômetros do Corredor Itaquera-Líder, entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Rua Harry Dannemberg, com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido.

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Oito linhas de ônibus, das quais uma noturna, vão atender esse trecho. Os passageiros serão orientados sobre as oito linhas que tiverem os pontos de parada à direita alterados para o canteiro central.

Outras seis linhas, que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, inclusive uma da EMTU, continuarão atendendo pontos já existentes à direita e não circularão pelo corredor à esquerda.

A comunidade está sendo avisada sobre as mudanças por meio de reuniões e informativos que serão divulgados durante a semana. Além disso, motoristas e cobradores das empresas e técnicos da SPTrans receberão treinamento para reforçar as informações à população.

Segurança

Por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, com parada de ônibus à esquerda, a SPTrans está tomando uma série de medidas para segurança de pedestres e motoristas.

Uma das medidas é o treinamento de operadores do sistema, fiscais e técnicos da SPTrans, que são fundamentais para o cumprimento das leis de trânsito e, também, para a orientação dos pedestres e motoristas. Eles receberão treinamento, por meio eletrônico, para dar suporte à população sobre o funcionamento do corredor.

Os motoristas de ônibus serão orientados a ampliar a atenção à travessia de pedestres entre os carros e a reduzir a velocidade ao se aproximarem da faixa de pedestres, mesmo quando o semáforo estiver aberto. Os cobradores também terão papel importante na orientação aos passageiros sobre segurança e os pontos de parada.

Além disso, todo o trecho e entorno receberá sinalização reforçada para aumentar a segurança, além da sinalização vertical e horizontal elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego.

Histórico

Em razão do não cumprimento do cronograma de obras pelos consórcios anteriores, os contratos foram rescindidos em janeiro de 2020 e, a partir de agora, a responsabilidade pela licitação passa a ser da Secretaria de Mobilidade e Transportes e SPTrans.

O corredor completo terá 10,4 quilômetros e vai do Terminal de ônibus Vila Carrão até o Polo Institucional de Itaquera, através das avenidas Itaquera e Líder, e a transposição da Avenida Aricanduva sobre a Avenida Itaquera. A retomada das obras da segunda fase está prevista para novembro.

Linhas que atenderão o corredor

  • 4036/10 Metrô Itaquera – Terminal Vila Carrão
  • 4001/10 Itaquera – Terminal Vila Carrão
  • 4007/10 Cohab Juscelino – Terminal Vila Carrão
  • 403A/10 CPTM José Bonifácio – Terminal Penha
  • 407J/10 Jardim Soares – Metrô Tatuapé
  • 4314/10 Inácio Monteiro – Terminal Parque Dom Pedro II
  • 4314/21 Inácio Monteiro – Terminal Vila Carrão
  • N405/11 Terminal Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna)

Paradas centrais à esquerda

  • Parada Francisco Munhoz Filho
  • Parada Miguel Melo Alvim
  • Parada Maria Luiza Americano