Estudantes do ensino superior já podem receber o Bilhete Único em casa

Posto Central Bilhete Único do Estudante da SPTrans
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Os estudantes do ensino superior que retornarem às aulas presenciais a partir de 7 de outubro de 2020 já podem solicitar o Bilhete Único com opção de receber o cartão em casa.

A SPTrans, em parceria com União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), passou a oferecer esse serviço para facilitar o recebimento do cartão sem a necessidade de deslocamento.

Os alunos dos outros níveis de ensino também têm direito ao serviço, mas a SPTrans recomenda que as solicitações só sejam realizadas depois que a Secretaria Municipal de Saúde autorizar a retomada das aulas presenciais.

Com base no inquérito sorológico realizado com alunos da rede pública e privada e demais indicadores, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou o retorno apenas dos alunos de cursos superiores a partir de 7 de outubro.

Conforto e agilidade

Com isso, além de o estudante não precisar sair de casa para obter o cartão, tem também a vantagem de estar com bilhete em mãos em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento e dos dados.

Para usar o serviço, basta fazer a solicitação no site da SPTrans, preencher o cadastro com os dados pessoais, realizar o pagamento equivalente ao valor de dez tarifas (R$ 44,00) mais o custo do envio.

O valor pode ser pago via boleto bancário ou cartão de crédito. Depois é só enviar o documento de identidade (RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou Registro Nacional de Estrangeiros) e uma foto também pelo site da SPTrans, cadastrar o endereço no qual quer receber o cartão e aguardar a liberação dos dados. É importante utilizar uma foto recente e manter os dados atualizados.

Atenção

Ao solicitar o Bilhete Único Estudante por este canal, o cartão que está com o estudante será cancelado automaticamente. O saldo disponível, se houver, será transferido para o novo cartão em 72 horas.

Isso é necessário porque o estudante não pode ter dois cartões ativos para o mesmo benefício. Após receber o cartão, o usuário tem de desbloqueá-lo antes de usar no mesmo site da SPTrans.

Passo a passo

A solicitação da primeira via do Bilhete Único Estudante também pode ser feita pelo site da SPTrans ou nos canais de atendimento on-line desde que a instituição de ensino tenha enviado os dados de matrícula do aluno.

O usuário deve acompanhar se a instituição encaminhou sua matrícula, consultando o site da SPTrans.

Após a confirmação dos dados, o boleto é gerado no site da SPTrans e o pagamento pode ser feito na rede bancária ou lotéricas. O valor para revalidação é de sete tarifas básicas vigentes (R$ 30,80).

Não é necessário imprimir o boleto, basta o número do código de barras para fazer o pagamento. Outra opção é o pagamento do valor de revalidação diretamente pelos aplicativos: Ponto Certo, Qiwi, Cittamobi e Banco do Brasil (para correntistas).

Após a compensação bancária, que pode levar até três dias úteis, o cartão é revalidado. Para recarregá-lo, encoste nas máquinas de autoatendimento localizadas nos Postos e estações de Metrô.