Prefeitura de São Paulo inicia implantação de ciclofaixa na Avenida São Miguel

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Avenida São Miguel Ciclofaixa
recho da Avenida São Miguel, próximo à Avenida Dom Helder Câmara (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, informou que dará início às obras de implantação de ciclofaixa na Avenida São Miguel, na Zona Leste, a partir desta quinta-feira, dia 13 de agosto de 2020.

A nova estrutura cicloviária terá 4,85 quilômetros de extensão, entre as avenidas Professor Antônio de Castro Lopes e o cruzamento com as avenidas Dom Helder Câmara e Governador Carvalho Pinto.

Esse trecho, de quase cinco quilômetros, atualmente não conta com estrutura apropriada para os ciclistas. Ao cruzar com a Avenida Professor Antônio de Castro Lopes, a ciclofaixa existente na Avenida São Miguel não continua em direção à Avenida Governador Carvalho Pinto, fazendo com que os usuários tenham que buscar alternativas para pedalar com maior segurança. Com esta intervenção, a Prefeitura de São Paulo fará a conexão com a Ciclofaixa Carvalho Pinto.

As obras na ciclofaixa da Avenida São Miguel começam com os trabalhos de fresagem e recapeamento na via, junto ao canteiro central, no sentido centro. Os trabalhos terão início a partir da interseção com a avenida Professor Antônio de Castro Lopes.

Posteriormente, haverá manutenção das guias e sarjetas, e a última etapa será a aplicação da sinalização, que inclui pintura, tachões e placas que garantirão a segurança dos ciclistas. A previsão é de que a obra tenha duração de 36 dias.

A Companhia de Engenharia de Tráfego fará o monitoramento do trânsito, garantido segurança aos pedestres, motociclistas e motoristas. Durante os trabalhos, os trechos serão sinalizados. Haverá faixas comunicando as obras na via.

Ciclofaixa Zona Leste

Plano Cicloviário

A Prefeitura de São Paulo trabalha com prioridade na execução do Plano Cicloviário, que tem foco na ampliação da malha cicloviária e sua integração a outros modais de transporte coletivo como ônibus, trem e metrô, além da melhoria de grande parte da estrutura da rede existente.

Até o fim deste ano, São Paulo terá a maior malha dedicada às bicicletas dentre todas as capitais brasileiras, com 676 quilômetros. Serão 173,5 quilômetros de novas conexões e 310 quilômetros de requalificações.

Os investimentos são da ordem de R$ 325 milhões nesta etapa de ampliação e recuperação da infraestrutura cicloviária (a reforma inclui asfalto novo, nivelamento da sarjeta, mais tachões de segurança, sinalização horizontal e vertical).

Já foram entregues conexões importantes na Rua Henrique Schaumann e nas avenidas Ricardo Jafet, Jacu-Pêssego e Engenheiro Caetano Álvares. Estão em andamento obras de implantação de estruturas cicloviárias nas avenidas Rebouças, Waldemar Tietz e Jornalista Roberto Marinho, na Rua Domingos de Morais e Vila Jaguara.

A execução do Plano Cicloviário deverá avançar nos próximos anos. Isso porque a Prefeitura de São Paulo tem considerado os investimentos necessários para a continuidade da expansão da malha em seu planejamento orçamentário.

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