A Prefeitura de São Bernardo do Campo abriu, nesta sexta-feira, dia 14 de agosto de 2020, um trecho da Avenida Engenheiro Otávio Manente que liga o bairro Jordanópolis ao Corredor ABD.
Esta intervenção está inserida nas obras de canalização do Ribeirão dos Couros, com previsão de término em dezembro deste ano.
“Atendemos uma demanda muito antiga dos moradores do Jordanópolis ao concluir esse trecho que permitirá a ligação do bairro ao Corredor ABD. Paralelamente, as obras de canalização do Ribeirão dos Couros continuam a pleno vapor, com previsão de entrega no final do ano. Desta forma, solucionaremos outro ponto que traz inúmeros transtornos para os moradores da região”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
Os moradores da região poderão acessar a Avenida Engenheiro Otávio Manente pelas ruas Alfredo Angelini e Oswald de Andrade. A via liberada nesta sexta-feira liga o bairro ao Corredor ABD. O trecho no sentido inverso será finalizado em 30 dias. Além da pavimentação, serão entregues nova iluminação pública, sinalização viária e paisagismo.
O projeto de canalização do Ribeirão dos Couros compreende 2.050 metros entre o Corredor ABD até a Avenida Piraporinha. As obras têm investimento de R$ 34 milhões, com recursos da Prefeitura de São Bernardo do Campo e da União.
A canalização será feita em modelo de gabião aberto, similar ao que foi empregado no Córrego Saracantan, na Avenida Pery Ronchetti, no Centro.
SEGUNDA ETAPA
O prefeito Orlando Morando anunciou a construção de um novo sistema viário, que irá transformar o bairro Jordanópolis. O projeto concluirá a ligação da Avenida Piraporinha à Avenida Lions com a construção de dois viadutos com cerca de 400 metros de extensão cada que ligará, em desnível, o Corredor ABD e a Avenida Lions, em frente ao Hipermercado Extra, passando sobre a Avenida 31 de Março.
Dentro deste projeto está prevista a revitalização do pavimento do Corredor ABD, entre as avenidas 31 de Março e Engenheiro Otávio Manente; a construção de novos pontilhões na Avenida São Paulo, ao acesso ao Piscinão do Departamento de Águas e Energia Elétrica e na confluência dos Ribeirões do Couro e Curral Grande.
Haverá a reconstrução de um acesso no sentido inverso. No total, serão executados mais de 6,3 quilômetros de pavimentação entre o Corredor ABD e Avenida Piraporinha.
Além de melhorar o tráfego no bairro Jordanópolis, o empreendimento também desafogará os quilômetros 14 e 18 da rodovia Anchieta. Serão investidos R$ 114 milhões e está em fase final de licitação.