Nova Estação Francisco Morato da Linha 7-Rubi é inaugurada

56
Entrada da estação
Entrada da estação (Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Nesta segunda-feira, dia 31 de agosto de 2020, foi inaugurada a nova Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi. Com 6 mil metros quadrados de área construída, três plataformas e totalmente acessível, a estação começa a atender os passageiros nesta terça-feira, dia 1º de setembro.

O contrato, no valor de R$ 160 milhões, prevê além das obras da nova estação, o pátio norte para estacionamento de trens, obras de via permanente (infraestrutura, trilhos, dormentes, postes, treliças e fios de contato), AMV (aparelho de mudança de via), sinalização, banco de dutos, todo o sistema de rede aérea e a demolição da estação provisória.

A nova estação tem cinco escadas rolantes, três elevadores, dois acessos externos, dois túneis sob a via férrea para a circulação de passageiros e está localizada ao lado do terminal de ônibus do município.

O local também tem sanitários disponíveis aos passageiros na área paga – todos acessíveis – e validadores de bilhete único. A estação Francisco Morato foi entregue quatro meses antes do previsto.

  • Pias no sanitário
  • Terminais de recarga
  • Sanitários novos
  • Plataforma da nova estação
  • Plataforma da estação
  • Hall da estação
  • Frente da estação
  • Entrada da estação
  • Corredor na estação
  • Bloqueios da nova estação
  • Bilheteria nova

Pensando em reduzir ao máximo os riscos de interrupção na circulação de trens e elevar a segurança dos passageiros em período de chuvas que, infelizmente, traz transtornos para a população de Francisco Morato, a CPTM construiu um “sistema anti-enchente”: diques e bombas que vão drenar a água por debaixo da terra, além de um sistema de contenção para a água não invadir a estação.

O telhado da estação possui um sistema que transforma a água da chuva em um “turbilhão” que tira a água imediatamente do local e desce pelas colunas, para não acumular água e evitar vazamentos.

“A Estação Francisco Morato é uma obra de arte que irá beneficiar não apenas a população da cidade, mas os passageiros que utilizam a Linha 7-Rubi todos os dias, incluindo os que utilizam a extensão até Jundiaí”, afirmou o presidente da CPTM. Antes da pandemia, a linha atendia cerca de 450 mil passageiros.

Também há à disposição dos passageiros um boulevard e uma praça dentro dos limites da estação, que tem três vias operacionais e uma quarta exclusiva para trens de carga, para não interferir na circulação dos trens de passageiros, principalmente nos horários de pico, quando a demanda é grande.

Assista abaixo o vídeo da cerimônia de inauguração da nova estação que foi feita virtualmente pelo Governo do Estado de São Paulo:

Apoio a mulheres

A estação conta com o 19º Espaço Acolher da CPTM – local de acolhimento para mulheres vítimas de importunação e assédio sexual dentro dos trens e estações da Companhia. Colaboradores estarão preparados para atender as vítimas e dar o suporte necessário para que essas mulheres sejam acolhidas e se sintam seguras em denunciar os agressores.

E para ajudar a coibir este e outros crimes, a CPTM instalou 88 câmeras de segurança em toda a estação, ligadas diretamente à Central de Monitoramento de Segurança da Companhia.

Durante a construção os passageiros utilizaram um local provisório, localizado ao lado de onde foi construída a nova estação. “A preocupação com o bem-estar do passageiro pode ser observada em cada detalhe da nova estação. É um orgulho para todos os colaboradores da CPTM podermos entregar às pessoas uma estação tão moderna e completa”, finalizou Pedro Moro.

Deixe seu comentário