Jundiaí terá Praça da Bike

100
Praça da Bike
Croqui da obra da Praça da Bike foi apresentado na reunião desta segunda-feira, dia 3 de agosto de 2020 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Depois de algumas conversas com ciclistas de Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí vai viabilizar, nos próximos dias, a Praça da Bike nas proximidades do Paço Municipal e do portão 4 do Jardim Botânico.

O espaço será montado no final do bolsão do estacionamento da sede do Executivo, identificado com um portal, e oferecerá condições para que os ciclistas façam uma parada para descanso e se encontrem regularmente.

Um grupo de pessoas apaixonadas pelo ciclismo voltou à Prefeitura de Jundiaí, nesta segunda-feira, dia 3 de julho de 2020, para a definição de detalhes da Praça da Bike.

O espaço está sendo estruturado para encontro dos bikers e das famílias que gostam de pedalar, com toda infraestrutura necessária para quem pratica o esporte, com local para beber água e bombas fixas para encher os pneus.

Trata-se de um espaço aberto que, segundo a gestão municipal, permite olhar para a cidade de outra forma, com foco na integração dos modais de transporte e aliando mobilidade, prática esportiva e qualidade de vida.

Entre os outros temas que vêm sendo discutidos entre Prefeitura e ciclistas é o Plano Cicloviário do município, que prevê um total de 174 quilômetros de rede cicloviária. O projeto, republicado no Plano Diretor (Lei 9.321 de 2019), consiste em um traçado preliminar, sobre o mapa da cidade, dos itinerários onde há a possibilidade de implantação de ciclovias.

Atualmente, Jundiaí possui 8 quilômetros de ciclovias de mobilidade. Também há cerca de 50 quilômetros de projetos de ciclovias e ciclofaixas, em diversos estágios de detalhamento, além de ciclovias de lazer ou internas aos parques, como no Parque Engordadouro, Parque da Cidade, Jardim Botânico, Parque Tulipas e Vale Azul.

“Ainda neste semestre, vamos entregar um trecho de 2,7 quilômetros na Avenida Luiz Latorre. Agora, a partir dessas conversas, vamos estudar também vias com possibilidade de compartilhamento, ou seja, que podem ser usadas por veículos e bicicletas, como é o caso do trecho da Avenida Navarro de Andrade, que está sendo pavimentado. Faremos uma visita ao local, com o grupo, para verificarmos juntos questões como a sinalização. A ideia é que o local seja entregue compartilhado para que a população já se acostume com a característica da via”, destaca o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello.

Uma próxima reunião entre ciclistas e a Prefeitura de Jundiaí foi agendada para o próximo dia 11 de agosto, às 10h, no Paço Municipal.

Deixe seu comentário