Entre janeiro e julho, São Paulo registrou 2.433 ocorrências de furto e vandalismo de semáforos

O período de quarentena, com ruas mais vazias e menor fluxo de veículos em circulação, contribuiu para o aumento de furto de fios e atos de vandalismo nos equipamentos que controlam os semáforos em São Paulo.

Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego mostra que, nos sete primeiros meses de 2020, foram registradas 2.433 ocorrências deste tipo de crime.

O número representa, em média, 12 semáforos danificados por dia. Trata-se de um aumento de 87% em relação ao mesmo período do ano de 2019, quando foram contabilizadas 1.303 ocorrências.

Entre janeiro e julho foram reinstalados 224 quilômetros de fiação elétrica nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio. É a distância aproximada entre São Paulo e Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, pelas rodovias Carvalho Pinto e Oswaldo Cruz.

O vandalismo de um controlador pode afetar o funcionamento de até cinco cruzamentos semaforizados numa mesma região. A área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas por furto ou vandalismo.

Neste ano, entretanto, verifica-se um aumento significativo na Zona Leste. Vale ressaltar que a cidade de São Paulo tem o maior parque semafórico do País, com 6.570 cruzamentos e travessias semaforizadas.

Para minimizar o volume das ocorrências, a Companhia de Engenharia de Tráfego tem feito o alteamento dos controladores semafóricos, a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação, bem como das janelas de inspeção das colunas semafóricas. Os danos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores.

A Companhia de Engenharia de Tráfego mantém conversas frequentes com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Metropolitana para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime tão nocivo à cidade. A população pode ajudar. Ao flagrar um ato criminoso, o cidadão deve denunciar pelos telefones 190 ou 156.

Locais recordistas de furtos em 2020:

  • Avenida Braz Leme
  • Avenida Doutor Abraão Ribeiro
  • Avenida Duque de Caxias
  • Rua da Consolação
  • Avenida do Estado
  • Avenida Inajar de Souza
  • Avenida Nagib Farah Maluf
  • Rua Norma Pieruccini Giannotti
  • Avenida Sapopemba
  • Avenida Oliveira Freire
  • Estrada do Imperador

Números de 2019

Durante todo o ano de 2019, a Companhia de Engenharia de Tráfego registrou 1.969 ocorrências de furto e vandalismo de componentes semafóricos na cidade de São Paulo. Além dos equipamentos eletrônicos, foram furtados aproximadamente 176 quilômetros de cabos elétricos.

Em 2018, foram 1.911 ocorrências de furto e vandalismo, durante os 12 meses do ano, totalizando 90 quilômetros de cabos elétricos além de componentes eletrônicos de energia e controle.