Apuração feita pelo Diário do Transporte dá conta que os ônibus em São Paulo e cinco cidades do ABC Paulista ainda operam com a frota reduzida, mesmo com a ampliação do horário de funcionamento do comércio.
Confira abaixo um resumo do levantamento feito com as prefeituras de seis cidades.
São Paulo: A SPTrans informou que nesta semana a frota de ônibus aumentou de 85,85% para 86,48% do total antes da pandemia de Covid-19. Atualmente são 11.081 veículos em circulação, se não tivesse a pandemia, estariam circulando nas ruas, 12.814 veículos.
São Bernardo do Campo: A frota opera com 68% da capacidade, algumas linhas operam com 100% dos ônibus em circulação.
São Caetano do Sul: A frota opera com 50% da capacidade.
Santo André: No início de agosto, a Prefeitura de Santo André informou que a frota operava com 85% da capacidade, entretanto, atualmente a frota varia de acordo a demanda de passageiros.
Diadema: A frota opera com 60% da capacidade e está sendo adequada conforme a necessidade.
Mauá: A frota opera com 63% da capacidade, são 120 ônibus para cerca de 52 mil passageiros, a partir do dia 1º de setembro, pode haver um aumento na quantidade de ônibus.