Confira os resultados da campanha Calçada Cilada 2020

35
Calçada Cilada 2020
Imagem de braetschit por Pixabay

Durante o mês de julho a sétima edição da campanha nacional Calçada Cilada mobilizou a população para participar de uma consulta pública digital em parceria com o aplicativo Colab.

Por conta da pandemia de coronavírus, a campanha foi realizada virtualmente e concentrou-se nas calçadas do entorno de unidades de saúde e de ensino, áreas a serem priorizadas pelas prefeituras devido a necessidade de distanciamento físico e grande fluxo de pessoas.

No total, de acordo com o instituto Corrida Amiga que está à frente da iniciativa, foram apontadas 928 instituições de saúde e ensino com problemas de acesso para o pedestre, chamando a atenção para situação precária da mobilidade a pé.

Participaram da consulta 1032 pessoas de 149 cidades e 25 estados brasileiros.

A consulta pública também coletou dados relativos ao deslocamento a pé, incluindo a passagem por calçadas, ruas e acessos. Os principais problemas apontados são:

  • Calçadas irregulares, com buracos, estreitas e obstruídas: 80%
  • Falta de segurança pública (assédios, assaltos): 31%
  • Falta de segurança viária (velocidade de veículos, travessias perigosas): 27%
  • Falta de acessibilidade (rampas, piso tátil, semáforos sonoros): 23%

O relatório completo da Calçada Cilada 2020 pode ser conferido aqui.

Ver essa foto no Instagram

[CALÇADA CILADA] Durante o mês de julho a sétima edição da campanha nacional Calçada Cilada mobilizou a população para participar de uma consulta pública digital em parceria com o aplicativo @colabapp. Agradecemos à todos e todas que participaram de alguma forma da campanha, e com muito orgulho, compartilhamos o relatório completo deste ano: https://bit.ly/32kBWhv (Link na Bio). A campanha contou com o apoio de cidadãos e cidadãs nas regiões sudeste, centro-oeste, sul e nordeste e norte do Brasil, onde foram apontadas 928 instituições de saúde e ensino com problemas de acesso para o pedestre, chamando a atenção para situação precária da mobilidade a pé. Participaram da consulta 1032 pessoas de 149 cidades e 25 estados brasileiros. Compartilhem o Relatório de 2020 em suas redes; com seus/suas vizinhos/as e amigos/as; para integrantes das universidades e vamos juntos/as reivindicar por mudanças nas cidades a favor da mobilidade a pé! Saiba mais sobre a campanha Calçada Cilada: https://bit.ly/cilada2020 #cilada #calçadacilada2020 #mobilidadeapé #transporteapé #somostodospedestres #relatório #relatóriocalçadacilada #ong #voluntariado #engajamentopopular #campanha

Uma publicação compartilhada por Corrida Amiga (@corridaamiga) em

No Brasil, dois terços dos deslocamentos diários da população são realizados a pé, de bicicleta ou de transporte público coletivo. A maioria das vias não dispõe de calçadas adequadas, que respeitem a norma de 1,2 metro de faixa livre para pedestres.

“De que forma quem precisa se deslocar pode manter distanciamento seguro com calçadas tão estreitas e inacessíveis?”, questiona a gestora ambiental e diretora da Corrida Amiga, de São Paulo, Sílvia Stuchi.

De acordo com a integrante do Corrida Amiga, o mapeamento de dados, a mobilização e a sensibilização da comunidade, bem como o encaminhamento das fiscalizações ao poder público são realizados todos os anos e podem causar impactos positivos e transformações reais. “Todos os dados serão encaminhados ao poder público e seguiremos acompanhando as respostas”, afirma.

Deixe seu comentário