20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Pista principal do Aeroporto de Congonhas será reformada

A pista principal do Aeroporto de Congonhas passará por obras de recuperação do pavimento asfáltico.

Com investimento de R$ 11,5 milhões, a intervenção vai exigir o fechamento total da pista por 32 dias devido à complexidade da tecnologia a ser aplicada ao pavimento, conhecida como camada porosa de atrito.

A tecnologia irá proporcionar, entre outros benefícios, uma sensível melhoria da capacidade de drenagem da pista (rápido escoamento da água de chuva), com aumento da aderência do pneu da aeronave ao pavimento e redução da possibilidade de aquaplanagem (hidroplanagem).

Neste período, o Aeroporto de Congonhas irá operar por meio da pista auxiliar. Com a anuência da Agência Nacional de Aviação Civil emitida nesta segunda-feira, dia 20 de julho de 2020, as obras começam no dia 5 de agosto, com previsão de conclusão para 5 de setembro. Para a execução dos serviços dentro do prazo estabelecido, serão alocadas equipes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Congonhas Aeroporto
Foto: Divulgação/Infraero

Os trabalhos incluem serviços de fresagem do revestimento asfáltico existente, execução de camada estrutural de concreto asfáltico (CBUQ) com grooving na região das cabeceiras; e de camada superficial porosa de atrito. A técnica da camada superficial porosa de atrito não utiliza emendas transversais no pavimento, sendo necessário um trabalho contínuo para seu melhor resultado, evitando-se interrupções.

“A Infraero está aproveitando a queda na movimentação de passageiros e operações, em decorrência da pandemia da Covid-19, para adiantar o calendário de obras da empresa. No caso de Congonhas, a obra faz parte de manutenção periódica e servirá para garantir que aeroporto siga operando em condições normais, especialmente de segurança, pelos próximos 10 anos”, explica o superintendente do aeroporto de Congonhas, João Márcio Jordão.

Todas as ações de planejamento para as obras e para manutenção da segurança das operações foram alinhadas e desenvolvidas com a contribuição das companhias aéreas, Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Associação Brasileira de Aviação Geral e demais stakeholders, como Departamento de Controle do Espaço Aéreo, vinculado ao Comando da Aeronáutica, Secretaria de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, e Agência Nacional de Aviação Civil.

Detalhamento das Obras

Período das obras

A decisão de manter as obras entre os meses de agosto e setembro também observa questões meteorológicas. Considerando a baixa incidência de chuvas na capital paulista entre esses meses, a probabilidade de interrupções nas obras da pista também é reduzida.

A Infraero possui expertise na gestão da técnica camada superficial porosa de atrito. Foi adotada no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, há um ano, quando os trabalhos foram concluídos dentro do prazo e executados em menos de um mês, com a restauração de toda a pista.

Detalhes da pista principal

A pista principal do Aeroporto de Congonhas tem 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura e suporta aeronaves de categoria até 4C, que englobam as principais utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, como Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer E195.

Pista auxiliar e outros serviços

A pista auxiliar só poderá receber aeronaves até categoria 3C, tais como o ATR-72 e Caravan, conforme condicionantes estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil em conjunto com o aeroporto, empresas aéreas e Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que visam a manutenção da segurança das operações durante o período de execução das obras na pista principal.

Além disso, aeronaves de porte maior, como Boeing 737 e Airbus 320 – que estão utilizando o Aeroporto de Congonhas como estacionamento nesse período de redução de voos por conta da pandemia da Covid-19, poderão usar a pista auxiliar para voos de translado, apenas com tripulação, sem transportar passageiros.

Serão mantidas todas as exigências de segurança para as operações do aeroporto, como já ocorre, respeitando todos os requisitos regulatórios demandados pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Congonhas Aeroporto
Foto: Divulgação/Infraero

Planejamento integrado

Desde o início do ano, a Infraero envolveu todos os stakeholders nas discussões sobre o planejamento das obras na pista do aeroporto de Congonhas.

As companhias aéreas foram ouvidas em todas as etapas de preparação da obra e algumas delas demonstraram interesse em seguir operando na pista auxiliar do aeroporto, atendendo aos requisitos regulatórios para tal operação. Todas ajustaram seu planejamento para oferecer as melhores condições aos seus clientes.

As informações sobre cancelamento, transferência de voos e transporte entre os terminais devem ser obtidas diretamente com cada companhia aérea.

Aeroporto de Congonhas continuará aberto durante as obras

Durante o período das obras na pista principal, o Aeroporto de Congonhas continuará funcionando normalmente, das 6h às 23h, assim como seu estacionamento de veículos. As operações aéreas ocorrerão na pista auxiliar e os serviços comerciais funcionarão de acordo as regras de distanciamento e prevenção das autoridades públicas de saúde.

Prevenção à Covid-19

A Infraero ressalta que desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Aeroporto de Congonhas segue operando, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, conforme as normas do setor.

O terminal conta com uma série de medidas para garantir a segurança dos passageiros e empregados no combate ao vírus e que também serão aplicadas aos trabalhadores, durante as obras na pista.

Todas elas em consonância com as determinações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de órgãos estaduais e municipais de Saúde.

O aeroporto adotou todos os protocolos de higienização e segurança de passageiros e funcionários. Além disso, a limpeza foi intensificada e a oferta de itens de higiene ampliada. A Infraero reforça ainda a orientação para que as pessoas mantenham distância recomendada pelo Ministério da Saúde entre uma e outra.

Ao passageiro, a orientação é de antes de se deslocar ao aeroporto, verificar diretamente com a companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada.

Azul, Gol e Latam

Segundo o Panrotas, durante a reforma da pista principal do Aeroporto de Congonhas, a Azul manterá suas operações na pista auxiliar, já a Gol e Latam, terão seus voos transferidos para o Aeroporto de Guarulhos.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS