Linha 12-Safira da CPTM terá redução no intervalo médio entre os trens nos horários de pico

A partir desta segunda-feira, dia 20 de julho de 2020, a Linha 12-Safira da CPTM terá um trem a mais circulando nos horários de pico, o que possibilitará a redução em 10% no tempo de intervalo médio.

No início de julho a Companhia já havia informado que a linha que liga a Estação Brás a Calmon Viana, em Poá, teve o tempo de viagem entre as duas estações reduzidas em 10 minutos – de 63 para 53 – por conta de adequações de placas de velocidade e obras que possibilitaram a retirada de cautelas no trecho que inclui 13 estações e consiste em uma importante ligação entre a região do Alto Tietê, da Zona Leste e o centro da capital paulista.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • “A possibilidade de incluir com segurança mais um trem na Linha 12 é claramente resultado dessas melhorias. Sabemos da importância desta linha para a população e por isso estamos trabalhando para tornar a viagem mais rápida, confortável e segura para todos”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

    Entre as obras feitas pela companhia, que resultaram tanto na inclusão do novo trem quanto na redução do tempo de viagem, estão a mudança no posicionamento e alteração das placas de velocidade, que permitiram um aumento na velocidade média dos trens, visto que foram feitos estudos que mostravam que, com a modernização dos trens que circulam na via, seria possível aumentar a velocidade em alguns trechos, e a conclusão, pela Prefeitura de São Paulo, de uma obra no Córrego Tiquatira, entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, que, também, permitiu o aumento da velocidade.

    Outra obra muito importante foi o remanejamento da via permanente nas proximidades da Estação Engenheiro Goulart, onde começa a Linha 13-Jade, realizada pela CPTM, com mão de obra própria e a custo baixíssimo, que eliminou a necessidade da redução da velocidade naquele trecho.