Greve do Metrô de São Paulo confirmada para esta terça-feira, dia 28

Após votação e assembleia realizada na noite desta segunda-feira, dia 27 de julho de 2020, o Sindicato dos Metroviários aprovou a greve do Metrô de São Paulo para esta terça-feira, dia 28 de julho de 2020.

O resultado da votação dos metroviários foi o seguinte:

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
    • Sim: 1839 votos (73,38%)
    • Não: 545 (21,75%)
    • Abstenção: 122 (4,87%)

    Os trens não vão circular nas linhas operadas pelo Metrô: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do monotrilho.

    As demais linhas (4-Amarela e 5-Lilás) vão funcionar normalmente, já que são operadas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade respectivamente.

    Nesta segunda-feira, houve uma tentativa de audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho entre Metrô de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Sindicato dos Metroviários, sobre as recentes alterações em direitos trabalhistas, mas não houve acordo.

    O Desembargador-Relator, Fernando Álvaro Pinheiro, determinou que em caso de paralisação, frotas mínimas de 95% nos horários de pico e 65% nos demais horários, devem ser respeitadas.

    Em caso de descumprimento por culpa do Sindicato dos Metroviários, o sindicato poderá ser multado em R$ 150 mil por dia e se a culpa for do Metrô, a pena se eleva para R$ 500 mil.

    O Sindicato dos Metroviários vem buscando negociar com o Metrô de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo para que sejam revistas alterações em direitos trabalhistas, alterados durante a pandemia de coronavírus, dentre os quais:

    • Redução da hora extra de 100% para 50%;
    • Fim do adicional de periculosidade dos Operadores de Trem e Agentes de Segurança;
    • Redução do adicional noturno de 50% para 20%;
    • Fim do auxílio-transporte da complementação salarial, entre outros.

    O Metrô informou que vai acionar nesta terça-feira o plano de contigência para minimizar os efeitos da greve dos metroviários.

    Durante toda esta terça-feira, o Mobilidade Sampa vai acompanhar as informações sobre a greve do Metrô de São Paulo e atualizaremos as informações aqui no site e no Twitter.