21.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

CPTM reduz tempo de viagem da Linha 12-Safira em 10 minutos

A Linha 12-Safira da CPTM, que liga a Estação Brás a Calmon Viana, teve o tempo de viagem entre as duas estações reduzidas em 10 minutos – de 62 para 52 – por conta de novas sinalizações e obras no trecho que inclui 13 estações e consiste em uma importante ligação entre a região do Alto Tietê e o Centro da capital paulista.

O Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o Presidente da CPTM, Pedro Moro, e o Diretor de Operação e Manutenção, Luiz Eduardo Argenton, fizeram a viagem pela Linha 12-Safira nesta quarta-feira, dia 1º de julho de 2020, para ver de perto as melhorias que resultaram nesta importante redução.

“As intervenções que vêm sendo realizadas na Linha 12 têm o empenho da equipe da CPTM para atender uma reivindicação antiga dos passageiros pela redução do tempo de viagem. Hoje, a redução de 10 minutos já é uma realidade. Outras obras estão sendo feitas, outros projetos estão sendo pensados para que a gente consiga reduzir ainda mais”, disse o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, após concluir o trajeto.

“Dez minutos a menos para quem sai de Calmon Viana e vai até o centro de São Paulo é um ganho enorme. Cada minuto a mais que podemos usar com a família, estudando e trabalhando otimiza a rotina, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas”, concluiu Alexandre Baldy.

Linha 12-Safira Trem
Foto: Divulgação/Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A Linha 12-Safira é sinuosa e, com o uso de trens antigos, necessitava de reduções de velocidade para garantir a segurança das viagens. “Mas desde 2019 fizemos diversos estudos que mostravam que, com a modernização dos trens que circulam na via, seria possível aumentar a velocidade em alguns trechos”, explicou Sérgio Luís Silva, Gerente de Manutenção de Via Permanente e Estrutura Civil da CPTM.

Além disso, em abril deste ano a Prefeitura de São Paulo concluiu uma obra no córrego Tiquatira, entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, o que também permitiu o aumento da velocidade no trecho.

Também nas proximidades de Engenheiro Goulart, onde também começa a Linha 13-Jade, uma obra da própria CPTM também foi capaz de eliminar a necessidade da redução da velocidade média.

A redução de quase 20% no tempo de viagem na Linha 12-Safira pode diminuir ainda porque outras obras, como nas proximidades das estações São Miguel Paulista e Calmon Viana podem possibilitar que os trens circulem com mais velocidade e sem abrir mão da segurança.

“Sabemos da importância desta linha para a população da zona leste de São Paulo e do Alto Tietê, e por isso estamos trabalhando para tornar a viagem mais rápida, confortável e segura para todos”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS