A Unitah assumiu em abril deste ano a concessão de 13 terminais de ônibus integrados a estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, e será responsável por redefinir sua estrutura e por sua manutenção.
Todos os terminais, onde circulam diariamente mais de 1 milhão de pessoas, terão a partir de agora uma oferta diferenciada de lojas de alimentação, serviços e varejo, e alguns terão também novos edifícios. A área bruta locável poderá chegar a 212,997 mil metros quadrados.
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Dos 13 terminais, 7 serão edificáveis, podendo futuramente abrigar shopping centers, academias de ginástica, hospitais, prédios comerciais e residenciais, entre outros. De acordo com o contrato da concessão, a área edificável mínima é de 11,2 mil metros quadrados em quatro anos, 43,6 mil metros quadrados em sete anos, e 84,1 mil metros quadrados em dez anos.
“Mas desejamos transformar os 84 mil metros quadrados previstos em mais de 200 mil metros quadrados em menos de quatro anos. Estamos avaliando a possibilidade de ampliar de R$ 500 milhões a R$ 600 milhões o valor a ser investido, ante a exigência de aporte mínimo de R$ 300 milhões”, afirma Luiz Fernando Ferraz Bueno, presidente da Unitah.
O projeto se espelhou em modelos vistos em outras metrópoles do mundo, em que os empreendimentos ligados ao transporte público passaram a ser uma opção de lazer e acesso a produtos e serviços para toda a sociedade.
“A Praça Unitah representa ótima oportunidade para redes de franquias e empreendedores, pois além do grande número de pessoas que passam pelos terminais todos os dias, irá oferecer mais segurança, baixo custo de operação e oportunidade de retorno financeiro rápido quando comparamos com lojas em shopping centers ou em ruas”, afirma Luiz Fernando Ferraz Bueno.
Serão criadas áreas comerciais que vão além dos boxes e pequenos comércios que existem hoje nesses terminais, totalizando mais de 1.410 espaços disponíveis para locação. Além disso, uma plataforma digital da Unitah possibilitará que pequenos empresários façam uma simulação do valor de locação, se cadastrem conforme a área buscada e o perfil da loja (franquia ou própria), e tenham acesso a fornecedores de crédito virtual.
O projeto vai proporcionar uma economia ao Metrô de São Paulo de R$ 22 milhões por ano, valor que seria gasto com a conservação e manutenção dos terminais. O Metrô, além de já ter recebido R$ 11 milhões pela outorga, também vai passar a receber uma remuneração mensal de 8% sobre cada receita obtida pelo empreendimento. A partir do quinto ano de contrato, a Unitah pagará, mensalmente, 8% da receita ou R$ 855 mil, o valor que for maior.
A reforma e revitalização dos 13 terminais está em andamento, sendo que o início do funcionamento das lojas está previsto para acontecer de julho a setembro, conforme o empreendimento.
Sobre a Praça Unitah
A Unitah Empreendimentos e Participações é uma empresa constituída em consórcio pela RZK Empreendimentos, RWG e PPX, que é responsável por explorar comercialmente as áreas de 13 terminais de ônibus urbanos integrados às linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô (Ana Rosa, Armênia, Parada Inglesa e Santana; Artur Alvim, Brás, Carrão Sul, Carrão Norte, Tatuapé Norte, Tatuapé Sul, Penha Norte, Vila Matilde e Patriarca) de São Paulo pelo prazo de 30 anos.
A empresa pretende transformar os novos espaços desses 13 terminais, onde circulam diariamente mais de 1 milhão de pessoas, em locais de destino para compras e facilidades ao público, proporcionando uma experiência inovadora para todos os cidadãos e não apenas para quem utiliza as estações de Metrô.
O projeto oferece 1.410 espaços disponíveis para locação, totalizando mais de 14.000 m², que representam uma grande oportunidade de investimento para franqueadores e franqueados.