A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, reforçou a limpeza diária dos terminais municipais de ônibus que passam por lavagens noturnas das plataformas, gradis, pistas de rolamento e áreas comuns.
Além disso, ao longo do dia são realizadas varrições de todas as plataformas, recolhimento de lixo, higienização e desinfecção dos equipamentos de uso comum.
A SPTrans também orientou as empresas que prestam serviço de limpeza nos terminais a ampliar a frequência da higienização dos banheiros para que seja realizada mais vezes ao longo do dia.
Os terminais mais movimentados contam com funcionários fixos nos banheiros, que higienizam os equipamentos nos horários de menor movimentação e à noite fazem a lavagem geral dos equipamentos.
A limpeza é realizada com desinfetante e água sanitária para prevenir a disseminação da Covid-19. A higienização dos terminais fica a cargo de duas empresas que, juntas, somam mais de 470 funcionários.
A SPTrans acompanha diariamente a prestação do serviço de limpeza nestes locais e em caso de irregularidades atua imediatamente para garantir a qualidade do serviço prestado à população.
Além disso, a Prefeitura de São Paulo adotou diversas ações para reduzir o risco de contágio dos usuários do transporte público pelo novo coronavírus, entre as quais:
- Uso obrigatório de máscaras nos ônibus e terminais;
- Marcação no solo nos terminais para sinalizar a distância de um metro entre os passageiros nas filas;
- Higienização dos ônibus entre as viagens, principalmente nos locais onde há contato dos passageiros como balaústres, corrimãos e assentos;
- Higienização do ar-condicionado;
- Autorização do uso de cortina em “L” para proteção do motorista;
- Ações de orientação e conscientização sobre cuidados e higiene pessoal por meio de mensagens sonoras e cartazes nos terminais, redes sociais e no Jornal do Ônibus;
- Monitoramento diário para ampliação e remanejamento da frota, se necessário.