20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público ganha importância com flexibilização

O uso obrigatório de máscaras no transporte público de Guarulhos continua valendo para o embarque de passageiros.

A medida, adotada no dia 27 de abril, ganha ainda mais importância com as novas regras de flexibilização, pois implicou o aumento do número de passageiros com a abertura de diversas atividades econômicas.

Com isso, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos tem mantido rígida a fiscalização nos terminais de ônibus. A exigência atende ao Decreto Municipal 36.811, publicado no dia 21 de abril no Diário Oficial.

As empresas de ônibus reforçam a medida com a manutenção de adesivos fixados nos para-brisas dianteiros dos ônibus com os dizeres “Embarque permitido somente com o uso de máscaras”.

Vale esclarecer que todos devem utilizar máscara, seja cirúrgica ou de tecido, não só nos ônibus, mas também sempre que saírem de casa, a fim de se protegerem da Covid-19.

Embarque Máscara
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos também realiza diariamente o trabalho de limpeza dos terminais de ônibus da cidade, utilizando caminhões-bomba e mangueiras de alta potência para a lavagem de todos os boxes de paradas dos coletivos, além dos pontos de espera dos passageiros.

Por seu lado, as empresas de transportes, por meio de seus funcionários, têm feito a limpeza dos veículos a cada viagem. Os trabalhadores limpam bancos, portas, vidros laterais e frontais, além de todos os balaústres onde os passageiros se seguram, com álcool em gel 70%.

Recomendações

  1. Se você estiver com sintomas de gripe, especialmente com febre, evite utilizar o transporte público, fazendo-o somente em estrita necessidade e usando máscara;
  2. Quando for tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou antebraço – quando se usa a mão, há uma maior possibilidade de transmitir o vírus pelo toque ou depositá-lo em alguma superfície do veículo, como pega-mãos, corrimãos, barras de apoio, catracas, leitores de bilhetes ou cartões e dinheiro;
  3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
  4. Sempre lave as mãos com água e sabão. A dica é lavá-las enquanto se canta parabéns mentalmente ou se conta até 20 (este tempo é necessário para uma higienização adequada). Outra opção é utilizar álcool em gel 70%;
  5. Durante a viagem, se possível, abra a janela do veículo e o mantenha bem ventilado;
  6. Se você for idoso procure evitar a utilização do transporte público em horários de pico.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS