19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Sites conversam com presidente da CPTM e diretor de mobilidade urbana do WRI

Nesta segunda-feira, dia 25 de maio de 2020, o presidente da CPTM, Pedro Moro e o diretor de mobilidade urbana do WRI Brasil, Sérgio Avelleda, conversaram com os sites Diário do Transporte, Diário dos Trilhos, Metrô CPTM, Rede Noticiando e Via Trolebus sobre diversos assuntos envolvendo a CPTM e a pandemia de Covid-19 no transporte público.

Entre os assuntos discutidos estavam: Trem Intercidades, funcionários da CPTM que estão afastados por causa da Covid-19, ar-condicionado nos trens da CPTM, projeto de unificação da estação Lapa, pedágio urbano e higienização por ultravioleta nos trens.

Eu fiz um pequeno resumo de todos esses assuntos que foram abordados na conversa. Leia abaixo.

Trem Intercidades

Pedro Moro afirmou que os estudos para o Trem Intercidades, ligando Campinas e São Paulo, devem ser finalizados no primeiro semestre deste ano. Uma consulta pública está prevista para ser realizada também neste ano.

Afastamento de funcionários

A CPTM tem 20% de funcionários afastados, em razão do atual quadro da Covid-19. Os afastamentos englobam trabalhadores infectados, afastados por ordem médica, que integram o grupo de risco ou que estejam trabalhando em home office.

Ar-condicionado nos trens

O uso de ar-condicionado nos trens da CPTM é mais eficiente contra a propagação do coronavírus do que janelas abertas, segundo Pedro Moro. Quanto à medição da temperatura dos passageiros em um sistema que transporta milhares de pessoas diariamente, com um movimento concentrado nos horários de pico, o presidente disse que é uma medida complexa de ser realizada.

Unificação da estação Lapa

A CPTM tem um projeto de unificar a estação Lapa, na Zona Oeste, para atender as linhas 7-Rubi e 8-Diamante. O projeto consiste em construir uma nova estação que atenderia os passageiros de ambas as linhas, com integração gratuita, colocando um fim na separação das duas estações que ficam localizadas praticamente no mesmo local.

Atualmente as linhas 7-Rubi e 8-Diamante tem cada uma sua estação, a 7-Rubi próxima à Rua 12 de Outubro e ao pátio da CPTM e a 8-Diamante, ao lado do Terminal Lapa da SPTrans, ambas não tem integração.

Pedágio urbano e faixas de ônibus

Sérgio Avelleda, afirmou que pedágio urbano e faixas de ônibus podem ser algumas das soluções para manter os passageiros no transporte coletivo. Segundo Avelleda, as estratégias devem ser adotadas para diminuir os impactos da pandemia de Covid-19 no setor de transporte.

De acordo com Sérgio Avelleda, é preciso manter a capacidade operacional do sistema. Em um segundo momento, os gestores, em conjunto às empresas operadoras, deverão trabalhar para recuperar a demanda de passageiros perdida neste período.

Higienização com luz ultravioleta

A CPTM já testou a higienização com luz ultravioleta no combate ao coronavírus. Ela já foi testada pelo Metrô de São Paulo, tida como eficaz na eliminação de vírus no ambiente em que é empregada, a iniciativa foi da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Linha 11-Coral

Para evitar aglomerações, a Linha 11-Coral da CPTM, que liga Mogi das Cruzes a Luz, atualmente opera com a frota máxima de trens, mesmo em horários de menor movimento.

Live

A conversa na íntegra abordando todos esses assuntos pode ser assistida no canal do Via Trolebus no YouTube:

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS