Prefeitura de Guarulhos vai liberar crianças autistas do uso de máscaras dentro dos ônibus

82
Ônibus em Guarulhos Bambi
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

O prefeito Guti anunciou nesta quarta-feira, dia 13 de maio, que irá liberar as crianças autistas do uso de máscaras dentro dos ônibus da cidade. A medida, que passará a vigorar a partir da publicação do decreto, visa a atender aos pedidos de muitos pais que estavam tendo dificuldades em levar os filhos para o tratamento clínico, pois estes se mostravam resistentes com relação ao uso das máscaras.

A alteração do decreto municipal 36.811 de 2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do equipamento dentro do transporte público, deverá ser publicada na edição do Diário Oficial de sexta-feira, dia 15 de maio.

O prefeito explicou que os pais deverão portar a carteira ou laudo médico que comprove que a criança é autista. “Entendemos que muitos estão tendo dificuldades em enfrentar esse tipo de problema e, por esse motivo, resolvemos optar pela flexibilização”, disse Guti.

O que é o autismo?

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre um ano e meio e três anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e a capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal, mas têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Deixe seu comentário