Licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste é suspensa

Uma publicação no Diário Oficial deste sábado, dia 16 de maio de 2020, dá conta de que o Metrô suspendeu a licitação para elaboração do projeto básico da futura Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos a São Paulo. Segundo a publicação, o Metrô suspendeu o processo cumprindo a “decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”.

A nova linha deve ligar a estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha, na região central da capital paulista, até a região do Bosque Maia, em Guarulhos, passando por bairros como Pari, Vila Maria, Vila Guilherme e Jardim Japão, além de bairros de Guarulhos.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A nova linha foi projetada para ter 19,4 quilômetros, 15 estações e um pátio de estacionamento e manutenção. A linha terá também outros três estacionamentos, sendo espaços ao longo da linha para a retenção de trens, como ocorre nas linhas 1-Azul e 2-Verde, próximo à estação Ana Rosa.

A expectativa é que a Linha 19-Celeste atenda a uma demanda de 621 mil passageiros por dia útil.