A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da SPTrans, intensificou as ações de fiscalização e conscientização, tanto nos ônibus quanto nos terminais, em relação à obrigatoriedade do uso de máscaras no interior dos veículos.
A medida, que entrou em vigor no dia 4 de maio, vale tanto para os trabalhadores quanto para os passageiros e se soma aos esforços no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Além da fiscalização, equipes de conscientização estão nos terminais para tirar dúvidas e ensinar a maneira correta de utilizar a máscara.
No caso dos ônibus, fiscais da SPTrans, supervisores das concessionárias de transportes e das operações de terminais de ônibus devem agir para que os veículos não circulem com passageiros que se recusem a cumprir a norma. E, se necessário, os agentes podem solicitar a intervenção da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.
Os motoristas e cobradores de ônibus, além dos funcionários que atuam nos terminais, também devem usar máscaras fornecidas pelas concessionárias que operam o sistema.