Nesta quarta-feira, dia 1° de abril de 2020, a SPTrans começou a pintar faixas de marcação nas plataformas dos terminais de ônibus que administra, definindo a distância de 1 metro entre os passageiros na fila de embarque. O objetivo da medida é preservar a distância mínima recomendada como prevenção ao surto do novo coronavírus.
Os terminais Parque Dom Pedro, Santo Amaro, Cidade Tiradentes, Jardim Ângela, Bandeira e Grajaú foram os primeiros a receber as marcações de filas nas plataformas. A previsão é de que todos os 31 terminais municipais recebam a pintura para marcação da distância nas filas até o fim de semana.
As faixas são pintadas nas plataformas de embarque com tinta de piso amarela, antiderrapante, e serão reforçadas periodicamente, se necessário.
A SPTrans recomenda aos passageiros que preservem a distância mínima de acordo com as faixas pintadas no chão das plataformas a fim de evitar o contágio e a propagação da Covid-19.
Os Terminais Cpo Limpo & Capelinha que ambos possuem linhas de operação da Auto Viação Transcap, conta com indicadores de espaço no chão, com o intuito de evitar aglomerações, em prevenção ao Covid-19#AutoViacaoTranscap #TransporteColetivo #TerminalCampoLimpo #TerminalCapelinha pic.twitter.com/HBu65BVwrd
— Auto Viação Transcap (@autotranscap) April 3, 2020
Outras medidas
Durante a semana, a SPTrans ampliou em 201 ônibus em circulação na cidade para reforçar a frota de 61 linhas e dos terminais Cachoeirinha, Santo Amaro, Grajaú e Jardim Ângela. Sendo assim, o percentual da frota foi ampliado para 41,35% de um dia útil.
O acréscimo destes veículos busca equilibrar a oferta do transporte público à demanda de passageiros em algumas linhas específicas, uma vez que o número de passageiros está em 25% em comparação a um dia útil comum.