Monotrilho da Linha 15-Prata pode voltar a operar parcialmente, diz secretaria

O monotrilho da Linha 15-Prata está pronto para voltar a operar parcialmente. A informação foi dada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos ao Diário do Transporte.

Entretanto, por conta do afastamento de parte do quadro de funcionários, em razão da pandemia do coronavírus, a operação da Linha 15-Prata segue suspensa por tempo indeterminado.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Enquanto o monotrilho não volta a operar, os passageiros seguem sendo atendidos por ônibus gratuitos da operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) que circularam diariamente entre São Mateus e Vila Prudente, em ambos os sentidos, fazendo parada somente nas estações.

    Na segunda-feira, dia 6 de abril de 2020, testes foram realizados na via com trens circulando no trecho nos períodos da manhã e tarde.

    Leia abaixo a nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na íntegra:

    “O Metrô está pronto para retomar parcialmente a Linha 15-Prata, mas dado o quadro de afastamentos, o Paese continuará sendo disponibilizado aos passageiros. A retomada parcial está adiada e o cronograma de retomada total está suspenso por prazo indeterminado. As investigações continuarão (sobre partes, peças e trens), além das intervenções na via para adequar de acordo com os apontamentos feitos em investigação até o presente momento pelo consórcio CEML, que tem como integrantes a Bombardier e as construtoras OAS e Queiroz Galvão.”

    Na segunda-feira, dia 13 de abril, um passageiro questionou no Twitter o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, quando a operação do monotrilho será retomada, o secretário respondeu que: “O Metrô está pronto para operar parcialmente o monotrilho da Linha 15-Prata. Com a equipe reduzida e intervenções para melhorias sendo realizadas na via, testes nos trens para avaliar conjunto de peças do jogo de rodas, decidimos adiar. Cronograma divulgarei ainda esta semana”.

    A operação do monotrilho da Linha 15-Prata está paralisada desde 29 de fevereiro. No dia 27 de fevereiro, um pneu da composição M20 estourou e uma peça chamada runflat caiu na Avenida Sapopemba, na região da estação Jardim Planalto.