Início da operação do Metrô não será antecipado na segunda-feira, dia 13

Por conta das recomendações de isolamento social, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que o início da operação nas linhas de metrô não será antecipado na segunda-feira, dia 13 de abril de 2020, pós-feriado da Semana Santa.

A abertura mais cedo é feita habitualmente no retorno de finais de semana prolongados para atender os passageiros que voltam para a capital paulista, em especial aqueles que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. A decisão foi tomada considerando as recomendações para que todos fiquem em casa e evitem viajar e também em função da diminuição da demanda de passageiros.

Com isso, o início da operação na próxima segunda-feira, ocorrerá normalmente, a partir das 4h40 nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 5-Lilás (operada pela ViaMobilidade). A Linha 15-Prata seguirá sendo atendida por ônibus gratuitos da operação Paese, a partir das 4h40.

A operação das linhas da CPTM, também funcionará normalmente, a partir das 4h.

Operação diária nos transportes metropolitanos

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou também que acompanha, desde o início da quarentena, em 24 de março, o funcionamento da “Operação Monitorada” no Metrô, na CPTM e na EMTU.

A cada hora a operação é avaliada e mesmo com queda que chega a 80% na demanda no transporte, as empresas operam com a oferta de até 65% da frota. Sempre que necessário, há ajustes na oferta de trens e ônibus para evitar aglomeração.