A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, ampliou o serviço de agendamento on-line como medida para controlar o fluxo de pessoas no Posto Central e nos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras (exceto as que são atendidas pelo Descomplica, cujo agendamento é feito pelo telefone 156) e evitar a proliferação do coronavírus na cidade.
A partir desta quinta-feira, dia 19 de março de 2020, o Posto Central da SPTrans localizado na Rua Boa Vista, 274, Centro, somente fará atendimento com pré-agendamento. Para isso, basta o pasageiro acessar o site de agendamento do Bilhete Único e escolher o dia e horário disponíveis. O sistema liberará um protocolo que deverá ser apresentado, 10 minutos antes do horário marcado.
Os horários disponíveis para agendamento são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Em caso de não comparecimento, o agendamento será automaticamente cancelado pelo sistema e o passageiro deverá acessar novamente o portal para uma nova marcação. A tolerância de atraso será de 10 minutos.
O agendamento on-line é uma parceria com a CittaMobi, que realizou a doação do sistema com base no decreto 58.102, de 23 de fevereiro de 2018. Vale ressaltar que o sistema doado é aberto e os demais aplicativos de transporte público que quiserem oferecer o serviço de agendamento poderão se integrar à plataforma e passar a oferecer esta opção aos seus passageiros.
Além disso, a partir de segunda-feira, dia 23 de março, os Postos de Atendimento a passageiros especiais (Pessoas com Deficiência), localizados nas Subprefeituras, somente atenderão por meio de agendamento.
Serviços no Posto Central
- Primeira via ou renovação do Bilhete Único PCD (Pessoas com Deficiência);
- Análise de bilhete bloqueado;
- Bilhete com mau funcionamento;
- Inscrição ou alteração de programação de viagem no serviço Atende+;
- Justificativa de bilhete bloqueado por reconhecimento facial;
- Solicitação de aumento de cotas para estudantes.
Postos de Atendimento nas Subprefeituras
- Exclusivo para pessoas com deficiência.
- Os idosos estão sendo atendidos pelo e-mail atendimento.idoso@sptrans.com.br. Não haverá atendimento presencial para o passageiro idoso e para qualquer dúvida, é necessário enviar e-mail.
Subprefeituras com Descomplica
Agendamento pelo telefone 156: Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, São Mateus e São Miguel Paulista.
Como fazer o agendamento?
Acesse o site do agendamento do Bilhete Único ou instale o aplicativo CittaMobi (disponível para iOS e Android) em tablets e smartphones. No primeiro acesso, o passageiro deve selecionar a seção “Ainda não tem uma conta? Cadastre-se”, preencher os campos obrigatórios, como: nome, RG (Documento de Identidade), CPF, e-mail, data de nascimento e telefone.
Em seguida, o passageiro deve escolher o serviço, digitalizar fotos e documentos exigidos e dia e horário disponíveis. Após a conclusão do processo, é gerado um número de protocolo encaminhado via e-mail ao passageiro.