A Prefeitura de Santo André irá restringir, a partir desta terça-feira, dia 24 de março de 2020, a gratuidade dos idosos que utilizam o transporte público municipal. O benefício para os passageiros com 60 anos ou mais poderá ser utilizado exclusivamente no período entre 9h e 16h. Fora deste horário, o Cartão Prioridade e o Cartão Melhor Idade estarão bloqueados.
A medida vale por tempo indeterminado e visa preservar a vida dos idosos em meio à pandemia do novo coronavírus, desestimulando a utilização dos ônibus em horários de pico. A SATrans, empresa que opera o transporte coletivo na cidade, orientou as empresas que desativem as gratuidades fora desta faixa de horário (9h às 16h), impossibilitando a utilização do benefício.
Os motoristas também vão orientar os idosos sobre a utilização dos ônibus apenas em casos de extrema necessidade, além da importância da higienização com álcool em gel nos displays instalados nos veículos. Caso o idoso queira, mesmo assim, realizar a viagem, será orientado a pagar a passagem normalmente.
As medidas impostas são necessárias por conta da grande quantidade de idosos utilizando as linhas municipais. “Estamos em uma guerra invisível, com um inimigo invisível e é muito importante a conscientização sobre a importância de ficar em casa para preservar vidas e frear a disseminação do coronavírus em nossa cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.
O número de viagens realizadas por idosos vem caindo dia após dia, mas ainda assim há um público que não segue as orientações da Prefeitura de Santo André. Na última quarta-feira, dia 18 de março de 2020, por exemplo, cerca de 24 mil viagens foram realizadas por idosos nos ônibus municipais.
No último final de semana a utilização do transporte público municipal pelos idosos teve queda de mais de 80%. No sábado, dia 21 de março, foram realizadas cerca de 3.000 viagens de passageiros com 60 anos ou mais e no domingo, dia 22 de março, foram aproximadamente 1.300 viagens.