Em função das determinações da Prefeitura de São Paulo, os ônibus municipais vêm passando por limpeza e higienização mais frequentes e rigorosas a fim de evitar a proliferação do novo coronavírus entre trabalhadores e passageiros do transporte público.
Desta forma, as empresas vêm se organizando para cumprir os procedimentos e efetuar a limpeza dos ônibus antes do início e após o fim da operação, realizando higienização de balaústres, corrimãos, assentos e outros itens em que haja contato dos passageiros.
Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e a SPTrans recomendam a limpeza mais frequente nos banheiros dos terminais de ônibus e o reforço nas mensagens sonoras de prevenção.
Aos idosos, que são considerados grupo de risco, a orientação é que evitem sair de casa não utilizem o transporte público no horário de pico, quando há maior aglomeração de pessoas.
Orientações da Secretaria Municipal da Saúde de como evitar a contaminação pelo coronavírus:
- Quando tossir ou espirrar, não cubra com a mão. Use a parte interna do seu braço;
- Higienize frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel; dedique atenção especial à higiene após a utilização do transporte público, devido ao contato com objetos de uso comum, como catracas e barras de apoio dos veículos;
- Evite tocar olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal.