A 99 – empresa de mobilidade urbana – em parceria com a startup brasileira de soluções ambientais Aurratech inicia um projeto piloto de higienização gratuita para carros de motoristas parceiros. Nesta sexta-feira, dia 27 de março de 2020, o procedimento inédito no Brasil começa a funcionar em fase de testes no bolsão de estacionamento do aplicativo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Como funciona
Na primeira etapa do projeto, na fase piloto, a empresa pretende higienizar até 300 carros por dia. Para ter direito ao benefício, por enquanto, basta o motorista entrar na fila virtual do aeroporto e aguardar no bolsão de estacionamento.
Na próxima semana, poderá haver necessidade de agendamento online, os motoristas serão informados pelo aplicativo. A ação é válida para as categorias 99Pop e 99Comfort e estará disponível de segunda a sábado das 9h às 16h.
Para ajudar na prevenção dos motoristas que seguem trabalhando, a 99 irá utilizar uma tecnologia já aplicada na Espanha contra a pandemia do Covid-19. Desenvolvida pela Aurratech, a tecnologia FIP (Fog in Place) garante o contato do produto desinfetante em todas as superfícies internas do veículo. A fabricante do produto – Spartan – garante o efeito da desinfecção por até 72 horas.
A higienização dura apenas cinco minutos e é realizada com uma das tecnologias mais avançadas do mundo na desinfecção de ambientes no combate ao vírus, já tendo sido usada em hotéis, escritórios e bancos espanhóis. O produto, que não é tóxico, é fragmentado em bilhões de nano partículas gerando uma névoa que atinge 100% do ambiente. Logo após a higienização, o motorista poderá voltar a usar o carro.
Outra ações preventivas
A 99 vem adotando um conjunto de medidas para proteger a saúde de seus usuários e motoristas parceiros neste momento de pandemia. Uma delas é o pagamento de uma ajuda financeira, em forma de doação, aos condutores diagnosticados com coronavírus (Covid-19) ou colocados em quarentena por uma autoridade médica. Também zerou, para este momento, a taxa de manutenção paga pelos condutores que possuem as câmeras de segurança instaladas nos carros.
Além disso, a 99 participa do movimento #DistânciaSalva, com mais de 60 grandes marcas brasileiras. A campanha busca colaborar na conscientização sobre o contágio da doença e proteção aos mais vulneráveis.
A empresa também segue enviando mensagens via aplicativo para passageiros e motoristas com algumas dicas de prevenção:
- Lavar sempre as mãos;
- Evitar circular com vidro do carro fechado;
- Sempre que possível higienizar painel e partes plásticas do veículo com álcool;
- Cobrir a boca ao tossir com o antebraço ou lenço descartável;
- Fazer uso do álcool em gel 70%.
Na 99Food, empresa de delivery com operação em Belo Horizonte, além dos entregadores parceiros contarem com seguro contra acidentes pessoais e poderem realizar entregas sem contato, eles poderão retirar, nas próximas semanas e gradualmente, kits contendo máscaras da categoria N95/FFP2 e álcool em gel 70% para higienização de mãos, bolsas e guidão.
Já os restaurantes, além da empresa não cobrar custo de ativação, continuarão a receber os pagamentos semanalmente para ajudar a criar uma fonte de fluxo de caixa mais confiável e imediata, mesmo em tempos incertos. Nas próximas semanas os restaurantes parceiros receberão lacres de segurança para proteger os alimentos das partículas do ambiente durante o transporte.