A Radial Transporte, empresa de transporte coletivo que atua na região do Alto Tietê, é pioneira em ações contra a proliferação do coronavírus e Influenza. As ações de higienização de sua frota de ônibus contra a proliferação de vírus e bactérias foi intensificada com a suspeita do primeiro caso na região.
Antes mesmo da Organização Mundial de Saúde declarar emergência de saúde pública de interesse internacional, a instituição se antecipou e constituiu uma força tarefa especializada para esterilizar os veículos antes, durante e depois de circularem pelas cidades de Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá. Iniciativa é essencial para a preservação da saúde e do bem-estar dos passageiros.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Quem andou na linha 21TR Miguel Badra – Monte Cristo na manhã de quinta-feira, dia 30 de janeiro de 2020, testemunhou o trabalho ostensivo de limpeza. As colaboradoras da Radial Rosemeire Oliveira e Maria José de Oliveira, ambas do setor de limpeza da empresa, seguiram durante do percurso promovendo a higienização dos carros.
Elas esterilizaram cada apoio de mão e suporte interno do veículo no decorrer do percurso munidas com garrafas de álcool, baldes, panos úmidos e muita força de vontade.
O trabalho é minucioso e nenhuma fresta, canto ou espaço escapou, e o reconhecimento pelo trabalho veio de imediato. Passageiros elogiaram e agradeceram a preocupação da empresa com os usuários.
Maria de Lourdes da Conceição, de 52 anos e residente do bairro Jardim Dona Benta de Suzano, confessa que sentiu um misto de alívio e alegria ao ver as “meninas” da Radial trabalhando: “Isso é carinho com a gente que pega o transporte público todo o dia. Sem falar que os ônibus são arejados e não tem aquele monte de gente junta, respirando um sobre o outro. Aquilo é um convite para pegar doença”, comenta.
Com a netinha Beatriz no colo, que completará um ano em março deste ano, a passageira fala sobre os cuidados necessários para prezar pela saúde da recém-nascida: “Em casa a gente toma bastante cuidado, deixa sempre tudo bem limpinho para não ter perigo. Na rua, a gente carrega lencinho umedecido e álcool em gel na bolsa. Todo o cuidado é pouco nesses casos”.
Os mais de 500 ônibus que estacionam na garagem após cumprir o itinerário estipulado são submetidos de imediato aos procedimentos de limpeza. No total, são 25 colaboradores responsáveis pela ação, divididos em dois turnos (diurno e noturno) para atender a demanda.