Operação do Metrô e da CPTM será reforçada no Carnaval

90
Metrô SP Metrô e CPTM Direitos Humanos Metroviários Greve Geral em São Paulo
Foto: Sérgio Andrade/Governo do Estado de São Paulo

Metrô, CPTM, ViaMobilidade e ViaQuatro terão esquema especial de operação no período do Carnaval e também no fim de semana que antecede e logo após o feriado.

Confira as principais medidas adotadas para o transporte durante o Carnaval:

  • Aumento no número de funcionários nas estações do Metrô e da CPTM onde está previsto maior fluxo de passageiros, em razão da proximidade a locais de desfiles e concentração de blocos. Haverá reforço de 12% de funcionários nas estações e de 30% de seguranças. Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a cada dia, 617 e 305 colaboradores, serão distribuídos em pontos estratégicos das estações e no interior dos trens, o que equivale a uma ampliação de 100% da equipe em comparação a fins de semana normais. Parte dos colaboradores da ViaQuatro vestirá uma camiseta laranja com a frase “Eu te ajudo, folião” e estará focada na orientação dos passageiros.
  • Número maior de trens disponíveis para colocar em circulação de acordo com a demanda. No Metrô, estarão disponíveis trens reservas, sendo quatro na Linha 1-Azul, cinco na Linha 2-Verde, quatro na Linha 3-Vermelha e dois na Linha 15-Prata, conforme a demanda ao longo dos dias de folia. Na CPTM, também haverá composições reservas de prontidão em cada linha, para entrar em operação caso haja aumento de demanda. Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a estratégia elaborada pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, prevê aumento de trens em circulação nas linhas de acordo com a demanda de foliões.
  • Para a organização do embarque e desembarque nas estações do Metrô e da CPTM mais próximas aos desfiles e com maior volume de passageiros, será adotada a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes, garantindo maior fluidez na circulação dos foliões. Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros, se necessário as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, adotará a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes.
  • Implantação de áreas delimitadas por grades (bolsões), para controlar o acesso de passageiros nas estações do Metrô e da CPTM mais movimentadas, garantindo que a entrada seja feita de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios. Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás também está prevista a implantação de bolsões (áreas delimitadas por grades), para controlar o acesso de passageiros às estações de forma segura. A entrada do público será realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.
  • O intervalo dos trens da CPTM será de até 8 minutos em todas as linhas, das 9h às 23h, exceto na Linha 13-Jade e nas extensões das linhas 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí e da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno.
  • Durante os dias de Carnaval e no fim de semana pós-evento, o acesso à Estação da Luz da CPTM, após às 14h será somente pela Rua Mauá. Na Linha 4-Amarela, na Estação da Luz, será adotada estratégia de separar entrada e saída: a entrada será feita pela Rua Cásper Líbero e a saída pela Rua Brigadeiro Tobias. Não há previsão de alteração nos acessos da Linha 1-Azul na estação.
  • Nos dias 24, 25 e 29 de fevereiro a Estação Tiradentes na Linha 1-Azul do Metrô ficará fechada das 12h às 19h por conta de megablocos na região.
  • Para evitar filas nas bilheterias, os foliões serão orientados a comprar antecipadamente suas passagens.

Canais de comunicação

Metrô

Para se comunicar com o Metrô, os foliões podem ligar para a Central de Informações no telefone 0800 770 7722, utilizar o aplicativo Metrô Conecta (disponível para iOS e Android), enviar SMS Denúncia para o número (11) 97333-2252 ou enviar mensagem pelas redes sociais (Twitter e Facebook).

CPTM

Para informações complementares ou esclarecer dúvidas sobre a operação na CPTM, os foliões podem ligar para o telefone 0800 055 0121, que funciona 24 horas diariamente, enviar mensagem para o Whatsapp (11) 99767-7030, enviar SMS Denúncia para o número (11) 97150-4949 ou enviar mensagem pelas redes sociais (Twitter e Facebook).

ViaQuatro e ViaMobilidade

Os foliões podem se comunicar com a ViaQuatro ligando para o telefone 0800 770 7100, já para se comunicar com a ViaMobilidade, os foliões podem ligar para o telefone 0800 770 7106, em ambos os telefones, sempre de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 22h.

Deixe seu comentário