Obras para 13,2 quilômetros de novas conexões cicloviárias são iniciadas

Atualmente, sete conexões estão em fase de implantação. A Zona Leste terá, nesta etapa, a maior extensão em obras, com 5,2 quilômetros; seguida pela Zona Norte, com 4,6 quilômetros de novas vias

25
Obras Ciclofaixa de Lazer Nova Cicloviárias
Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Paulo informou que as obras de conexão das ciclofaixas São Miguel, Engenheiro Caetano Álvares, Freire Cisneiro, Iapó, José Bernardo Pinto e das ciclovias das ruas Domingos de Morais e Henrique Schaumann estão em fase de implantação. As novas estruturas farão a conexão de diversas ciclovias e ciclofaixas já existentes, representando uma expansão de 13,2 quilômetros da malha cicloviária da cidade.

A ciclofaixa da Avenida São Miguel, na Zona Leste, terá 5,2 quilômetros de extensão, entre o trecho já existente de ciclofaixa da Avenida Dom Elder Câmara até a Avenida São Miguel, esquina com a Rua Antônio de Castro Lopes. Esta ciclofaixa também se conectará à estrutura ciocloviária da Estrada de Mogi das Cruzes.

Na Zona Norte, a ciclofaixa Engenheiro Caetano Álvares – Samaritá, ampliará em 1 quilômetro a malha cicloviária, da Avenida Engenheiro Caetano Álvares até a Avenida Ordem e Progresso. A estrutura da Rua Doutor Freire Cisneiro, com 1,1 quilômetro de extensão, segue da ciclovia da Avenida Comendador Martinelli, pela ruas Doutor Freire Cisneiro, Espigão D’Oeste e Francisco Rodrigues Nunes até a Rua Maestro Gabriel Migliori. Quando pronta, a estrutura fará a ligação da estrutura existente na Avenida Inajar de Souza até a Rua Maestro Gabriel Migliori.

Ainda na Zona Norte, as obras de conexão na Rua José Bernardo Pinto, seguirão por 0,7 quilômetros até acessar a estrutura existente na Avenida Otto Baumgart. A malha também receberá obra de implantação da ciclofaixa Iapó, com 1,7 quilômetro, que fará a conexão entre a Avenida Braz Leme e a Rua Samaritá.

Polos geradores

Duas conexões de estruturas cicloviárias serão implantadas como parte de medidas previstas em Certidões de Diretrizes para regularização de Polos Geradores: Domingos de Morais e Henrique Schaumann. A ciclovia na Rua Henrique Schaumann, fará a ligação entre a ciclovia localizada na Avenida Paulo VI, em Pinheiros, até a Rua Guadelupe, na região do Jardim América.

Também será possível acessar o Hospital das Clínicas pela Rua Artur de Azevedo. A estrutura seguirá pelo canteiro central da Rua Henrique Schaumann e Avenida Brasil, com extensão total de 1,5 quilômetro.

Já a estrutura na Rua Domingos de Morais terá 2 quilômetros de extensão e vai conectar a ciclofaixa existente na altura da Estação Vila Mariana da Linha 1-Azul do Metrô até a Alameda das Boninas. Serão implantadas as adequações geométricas necessárias e suas respectivas sinalizações. Quando concluída, conectará a região da Vila Mariana à região do Jabaquara.

Plano Cicloviário

O novo Plano Cicloviário da cidade de São Paulo prevê 173 quilômetros de novas conexões (integração da malha) e 310 quilômetros de reformas e melhorias em estruturas já existentes, sendo que 41 já foram entregues e outros 92 estão em obras. O projeto também prevê 12 quilômetros de remanejamentos, considerando as particularidades do viário, a segurança dos usuários e a fluidez no trânsito. Nenhum quilômetro será retirado.

O investimento no Plano Cicloviário é de R$ 325 milhões, acompanhado de um projeto de recapeamento orçado em R$ 250 milhões. No total, a cidade passará dos atuais 503 quilômetros para 676 quilômetros de vias para ciclistas em 2020.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here