18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

ViaMobilidade inicia obras de melhorias na Estação Santo Amaro

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, iniciou nesta segunda-feira, 27 de janeiro, as obras de melhorias da Estação Santo Amaro.

O objetivo é aprimorar a infraestrutura da área de transferência que liga a estação à Linha 9-Esmeralda, da CPTM, para tornar o espaço compatível à atual demanda de público da Linha 5-Lilás, que cresceu em mais de 90% ­- de 320 mil para 600 mil passageiros ­- desde a abertura das últimas estações e conclusão da linha no ano passado.

Projeto Santo Amaro
Foto: Divulgação

Para melhorar a fluidez dos passageiros, especialmente em horários de maior movimentação, ao todo, serão implantados aproximadamente 4.000 metros quadrados a mais de espaço nas plataformas, mezanino e passarela de integração e serão instaladas mais 8 escadas rolantes e 4 elevadores.

Na Estação da Linha 5-Lilás, o espaço das plataformas será ampliado com a construção de uma plataforma auxiliar de sete metros de largura, ao lado da existente, em cada um dos sentidos. Na extremidade de cada plataforma ampliada, serão acrescentadas três escadas rolantes, 1 escada fixa e 1 elevador.

Também serão alargados o mezanino da estação da CPTM e a passarela de integração entre as duas linhas, que passará a ter 14 metros de largura e ganhará um par de escadas rolantes para acesso à plataforma.

Projeto em Santo Amaro
Foto: Divulgação

Adicionalmente, será construída nova passarela de 6 metros de largura, para integrar as duas estações. Por fim, no acesso ao mezanino da estação de trem será instalado um novo conjunto de bilheterias e haverá substituição dos bloqueios na integração por câmeras de contagem.

“Essas adequações visam oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos 95 mil passageiros que passam pela Estação Santo Amaro todos os dias”, afirma Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de até 24 meses. O investimento está inserido no montante previsto de R$ 3 bilhões ao longo dos 20 anos de concessão.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS