Linha 5-Lilás conta com Central de Achados e Perdidos exclusiva

Em 2019, 11.297 itens foram encaminhados à Central de Achados e Perdidosl, que fica na Estação Adolfo Pinheiro; celulares são os mais devolvidos

21
Central de Achados e Perdidos Linha 5-Lilás
Foto: Divulgação/ViaMobilidade

Em 2019, a Central de Achados e Perdidos da Linha 5-Lilás recebeu 11.297 objetos e documentos. São, em média, 45 itens por dia útil deixados em trens ou estações da linha.

A Linha 5-Lilás é a única do sistema metroviário a ter uma central exclusiva, localizada na Estação Adolfo Pinheiro. Objetos achados nas demais linhas de metrô de São Paulo são encaminhados para a Estação Sé, das linhas 1-Azul e 3-Vermelha.​​

Do total de objetos perdidos na Linha 5-Lilás, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019, 1.960 foram devolvidos. Enquanto os demais itens têm taxa média de 12% de devolução, em torno de 80% dos celulares são recuperados.

Isso porque, além de ter maior valor monetário, quem perde costuma ligar para o número ou os funcionários do setor ligam para algum contato da agenda quando o aparelho está com bateria e tem acesso sem senha.

Além dos celulares, o que as pessoas mais perdem na Linha 5-Lilás são Bilhete Único, Cartão BOM, cartões bancários, carteiras, documentos, chaves e óculos. Mas há também itens como dentadura, garrafas de uísque e carrinho de bebê.

“É gratificante perceber que as pessoas devolvem mesmo quando encontram carteiras, dinheiro e celulares. Uma vez, um senhor que visivelmente enfrentava dificuldades financeiras e sequer tinha telefone celular veio até aqui para devolver um celular de cerca de R$ 2 mil que encontrou em nossas dependências”, relata Juliana de Oliveira Alcides, gestora de Comunicação da ViaMobilidade.

Todos os itens encontrados nas dependências das estações e trens da Linha 5-Lilás e encaminhados à Central de Achados e Perdidos, são devidamente identificados e registrados em um sistema eletrônico com dados como data, horário e local em que foram encontrados, além da descrição.

Os objetos são armazenados por um período de, no máximo, 90 dias. Após esse prazo, as peças em bom estado são doadas para entidades não governamentais indicadas pela concessionária. Já os documentos são enviados aos órgãos expedidores.

Para evitar a perda de objetos e documentos, a ViaMobilidade recomenda aos passageiros que fiquem atentos ao que estão transportando e verifiquem seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre alguma identificação, o que facilitará a localização do proprietário e a sua devolução pela Central de Achados e Perdidos.

A Central de Achados e Perdidos da Linha 5-Lilás funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Ao perder um objeto na linha, o passageiro pode ligar na Central de Atendimento 0800 770 7106 ou comparecer ao local, informar a descrição do objeto e o contato para ser acionado, caso o item tenha sido localizado.

Central de Achados e Perdidos da Linha 5-Lilás

Estação: Adolfo Pinheiro

Endereço: Avenida Adolfo Pinheiro, 301 – Santo Amaro – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here