A Companhia de Engenharia de Tráfego anunciou que a partir de segunda-feira, dia 16 de dezembro, entram em operação novos radares em quatro túneis da capital paulista. Os equipamentos já estão instalados.
Em 2020 também serão implantados radares em outros cinco túneis. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego a medida é importante para coibir acidentes e aumentar a segurança de motoristas e motociclistas.
Os radares entrarão em operação nos túneis:
- Ayrton Senna II (sentido Ibirapuera)
- Passagem Franklin Roosevelt (sentido Lapa)
- Max Feffer (sentido Centro)
- Maria Maluf (ambos os sentidos)
No ano de 2020 (ainda não há confirmação da data), serão instalados radares nos túneis:
- Tribunal de Justiça (ambos os sentidos)
- 9 de Julho (ambos os sentidos)
- Presidente Jânio Quadros (sentido Morumbi)
- Sebastião Camargo (sentido Itaim Bibi)
- Major Natanael (sentido Avenida Doutor Arnaldo)
Redução de acidentes
O primeiro radar em túnel na cidade de São Paulo foi instalado em julho de 2018, no Túnel Ayrton Senna I (sentido Marginal Pinheiros). Entre julho e dezembro de 2018, após a instalação do radar, foi registrado apenas um acidente neste sentido. No mesmo período de 2017, foram dez acidentes.
A implantação dos equipamentos eletrônicos nos túneis está em conformidade com os princípios do Programa Vida Segura (Plano de Segurança Viária que está sendo adotado pela Prefeitura de São Paulo), que por sua vez adota o conceito de Visão Zero, para o qual nenhuma morte é aceitável no trânsito.