Licitação para modernizar e revitalizar os semáforos da capital paulista é lançada

Licitação prevê modernização de 2.600 cruzamentos semaforizados localizados no Mini Anel Viário; revitalização e manutenção de todos os equipamentos da capital paulista

9
Semáforos
Foto: Rahel Patrasso

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro de 2019, a licitação para modernizar e revitalizar os semáforos da capital paulista. O edital foi publicado no Diário Oficial. A abertura dos envelopes de habilitação das empresas interessadas está prevista para o dia 16 de janeiro de 2020.

A modernização prevê a atualização tecnológica dos equipamentos da área do Mini Anel Viário para as ferramentas de ponta existentes. Também inclui enterramento de cabos elétricos, conexão dos cruzamentos com as centrais semafóricas, também conhecidas como Centrais de Tráfego em Área, ampliação do número de cruzamentos com no breaks e substituição de controladores antigos.

Os serviços de revitalização e manutenção incluem todo o parque semafórico da cidade. O valor da licitação está estimado em R$ 900 milhões, aproximadamente.

Para garantir um melhor equilíbrio na prestação de serviços, a cidade foi dividida em quatro lotes, regionalizando a atuação das empresas a serem contratadas.

Os contratos atualmente vigentes serão rescindidos assim que o novo (ou novos) for assinado. Os lotes em que estão divididos os atuais contratos (3 lotes) e os novos contratos (4 lotes) cobrem a totalidade do território da cidade, que possui o maior parque semafórico do país, com aproximadamente 6.500 cruzamentos semaforizados.

A cidade de São Paulo tem atualmente 5.895 interseções semaforizadas e 603 semáforos amarelo intermitente. Na região circunscrita pelo Mini Anel Viário estão 2.583 interseções, inclusive as vias suporte do Mini Anel Viário, que deverão ser modernizadas para reduzir os índices de falhas e possibilitar a adoção de estratégias de controle de acordo com a prioridade da região, incluindo o sistema centralizado adaptativo em tempo real.

A validade do(s) novo(s) contrato(s) será de 60 meses. Nos primeiros 30 meses, pretende-se realizar a manutenção da totalidade das interseções semafóricas da cidade desde o início da contratação (5.895 interseções) e modernizar 50% das interseções circunscritas na área do Mini Anel Viário.

Num segundo período de 30 meses, deve-se dar continuidade à manutenção das interseções semafóricas da cidade e modernizar as demais interseções semafóricas na região do Mini Anel Viário.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here